Connect with us

Coronavírus

Covid-19: Em uma semana, 18 novos casos são registrados em Paranaguá

Casos contabilizados são de pessoas que já aguardavam o resultado dos exames anteriormente

Publicado

em

Registros passaram de 46 para 64 no município

Entre o fim de maio e início de junho, os informes epidemiológicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) destacaram um aumento de 18 novos casos da Covid-19 em sete dias em Paranaguá. Segundo a Prefeitura de Paranaguá, os casos contabilizados são referentes a pessoas que já aguardavam o resultado dos exames anteriormente, um acréscimo já aguardado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A Semsa afirma que a situação da pandemia está sendo constantemente avaliada no município, com novas medidas podendo ser tomadas para controle.

Os dias com maior número de casos registrados de Coronavírus na última semana foram sexta-feira, 29 (oito novos casos) e domingo, 31 (oito novos casos), concentrando 16 pacientes que foram diagnosticados com a enfermidade. Nos outros cinco dias, as únicas datas com acréscimo de registros da Covid-19 foram a segunda-feira, 1.º, e a quarta-feira, 3, com um caso confirmado respectivamente em cada dia.

Aumento

Sobre o acréscimo de casos, a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), ressalta que é importante destacar que leva alguns dias para que os sintomas do Coronavírus se manifestem. Além disso, o município afirma que a maior parte dos casos confirmados de sexta-feira, 27, a domingo, 31 (16 registros) é referente ao último fim de semana (16). “São referentes a pessoas que aguardavam resultado de exames e não têm ligação direta com a abertura do comércio por meio do último decreto”, complementa, frisando a respeito do Decreto Municipal N.º 2.012/2020, vigente desde a sexta-feira, 29, que possibilitou o aumento mais amplo do comércio local e outros serviços não-essenciais. 

“O cenário está sempre sendo avaliado e, caso necessário, novas atitudes poderão ser tomadas. Lembramos que o aumento no número de casos era previsto, mas nosso intuito é que esse crescimento seja gradativo. A Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde tem acompanhado todos os pacientes confirmados e os que ainda aguardam resultado e realizado a barreira epidemiológica de forma satisfatória. Com isso, tem sido possível minimizar a disseminação do vírus no município”, afirma a Semsa.

Monitoramento 

O prefeito Marcelo Roque afirma que a luta contra a disseminação do Coronavírus é algo constante, porém o município também se preocupa com a economia local. “Estamos em constante avaliação da situação atual e, sempre que necessário tomaremos atitudes que visam especialmente a salvaguardar a vida dos parnanguaras. As alterações apresentadas no Decreto n.º 2012 não modificam a importância da utilização de máscara por todos, a higienização individual e dos ambientes, o distanciamento e/ou isolamento social para evitar a transmissão do Coronavírus”, completa. 

“Apesar de já esperarmos um aumento no número de casos com a chegada dos dias mais frios e por acompanharmos a tendência nacional da curva do vírus, enfatizamos que todos, sem exceção, precisam manter essas medidas para que não tenhamos um número descontrolado de casos e mais uma vez reforçamos: mantenha o distanciamento social e, sempre que possível, fique em casa”, finaliza o prefeito.