conecte-se conosco

Coronavírus

Conselho Tutelar mantém atendimentos durante a pandemia

Trabalho acontece por escala em 24 horas

Publicado

em

O Conselho Tutelar de Paranaguá continua realizando os atendimentos durante o período da pandemia. A única diferença é a restrição no atendimento ao público que agora está limitado aos casos urgentes para evitar contato físico.

Quando existe uma situação de urgência, a pessoa agenda uma solicitação que é atendida através do conselheiro que estiver de plantão, incluindo sábado e domingo. O atendimento acontece seguindo as normas exigidas pela saúde, com uso de máscaras, álcool em gel e mantendo o distanciamento de dois metros.

De acordo com a conselheira Camila Lacerda Correa Matoso, esses atendimentos ocorrem apenas em casos urgentes. “Nós não paramos nossas atividades durante a pandemia, a cada dia existe um conselheiro de plantão fazendo os atendimentos por telefones e em casos urgentes no local. Apesar das mudanças de hábitos ocorridos na pandemia com a suspensão das aulas e com as pessoas ficando mais em casa os atendimentos continuam mantendo a mesma taxa. Sábado passado, por exemplo, eu fiz dez visitas. Muitas vezes, a nossa sede está fechada porque estamos trabalhando na rua”, ressalta.

A conselheira reforça que o plantão não para. “Nós vamos a casas em situações urgentes. Ainda não temos a média da estatística dos últimos dois meses, mas podemos adiantar que esses atendimentos estão elevados. Neste sentido, podemos citar a sexta-feira passada, dia 29, iniciamos nossos trabalhos às 7h e encerramos à meia-noite e, em seguida, outro conselheiro continuou o plantão. É um trabalho que não para”, destaca. 

O Conselho Tutelar de Paranaguá atua com os oficiais de justiça participando de situações diversas como em busca e apreensão, e até em denúncias de estudantes que não estão fazendo as atividades escolares neste momento de pandemia.

O Conselho Tutelar é um órgão municipal responsável por zelar pelos direitos da criança e do adolescente. Este foi criado conjuntamente ao ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990. É um órgão permanente, ou seja, uma vez criado não pode ser extinto, e possui autonomia funcional, não sendo subordinado a qualquer outro órgão estatal.

O presidente do Conselho Tutelar de Paranaguá, Arione Lopes, ressalta que os cidadãos podem fazer as denúncias pelo telefone do plantão (41) 99207-9514. A sede está fechada, e os atendimentos são realizados unicamente pelo plantão. 



Arione Lopes é o presidente do Conselho Tutelar de Paranaguá
Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress