Apesar de contar com intervalos diferentes, tanto as vacinas AstraZeneca, Pfizer e a CoronaVac, são oferecidas em duas doses para uma imunização segura. Contudo, a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem percebido uma defasagem de pessoas que receberam a primeira dose e não retornaram para concluir o esquema vacinal.
José Carlos Borba, prefeito em exercício de Paranaguá, disse que mesmo com o adiantamento de algumas vacinas, o número de pessoas que buscam a Estação Ferroviária é considerado abaixo do esperado. “Peço o empenho de todos para que venham tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 na Estação Ferroviária. Antecipamos a da AstraZeneca e Pfizer para as pessoas que têm retorno até 30 de setembro e a da CoronaVac segue a data da carteirinha. Estamos esperando por vocês, não deixem de se vacinar”, destacou Borba.
As pessoas que receberam as vacinas da Pfizer ou AstraZeneca e têm retorno indicado até 30 de setembro já podem receber a segunda dose do imunizante contra a Covid-19. Aqueles vacinados com a CoronaVac devem seguir a data de retorno indicada no documento vacinal entregue no ato da primeira dose.
Com a proximidade de um período prolongado de feriado, em 7 de setembro, Independência do Brasil, a prefeitura busca o maior número de pessoas imunizadas. Para tanto, a força-tarefa seguirá atendendo a população das 8h às 18h e no sábado das 9h às 17h. “Nós já vacinamos mais de 100 mil pessoas com a primeira dose e estamos com 76 mil parnanguaras imunizados com as duas doses. A partir do momento em que teremos um feriado prolongado será muito importante a vinda de vocês aqui na Estação para receberem o imunizante. Estaremos até sábado o dia inteiro vacinando a população. Se a pessoa não completa o esquema vacinal, ela fica vulnerável ao vírus. O importante é a vacina no braço, mas a nossa maior preocupação agora é por conta do feriado prolongado”, observou o prefeito em exercício.
É importante que o cidadão esteja com documento original com foto, Cartão SUS e preferencialmente o documento vacinal. Quem precisar atualizar o Cartão SUS poderá buscar pelo serviço na sala preparada no Terminal Urbano. Deverá ter em mãos documento original com foto, CPF e comprovante de residência em seu nome.
Apesar do avanço da campanha de vacinação em Paranaguá, o prefeito em exercício José Carlos Borba, ressalta que todos os cidadãos devem continuar aplicando os protocolos de saúde e segurança no dia a dia, para que o índice de reprodução do vírus diminua na cidade, assim como está acontecendo no atendimento realizado no Hospital de Campanha e no Hospital Regional do Litoral.
“Mesmo vacinados, temos que continuar utilizando a máscara de proteção, o álcool em gel, realizando o distanciamento e se protegendo sempre. É só analisar o quanto caiu o índice de mortalidade, os hospitais estão respirando agora com o avanço da vacinação. Só que para isso, o povo precisa colaborar e tomar a segunda dose”, enfatizou Borba.