conecte-se conosco

Coronavírus

Barreiras sanitárias de acesso às praias acontecem até domingo

Segundo Prefeitura de Pontal do Paraná, o maior fluxo de veículos ocorreu na barreira restritiva da PR-407 (Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná)

Publicado

em

Pontal do Paraná bloqueou acesso à cidade para turistas

Até o domingo, 14, o acesso aos municípios que concentram a maior parte das praias do Paraná segue com barreiras sanitárias ou bloqueio total aos turistas com foco na prevenção ao novo Coronavírus no feriado de Corpus Christi. As prefeituras de Matinhos e Guaratuba fizeram uma barreira nas entradas da cidade com aferição de temperatura e preenchimento de questionários por profissionais da saúde, enquanto o município de Pontal do Paraná bloqueou totalmente o acesso a todos os balneários para pessoas que não residam no município. 

O objetivo é fazer com que não haja circulação de pessoas nas cidades e, consequentemente, do vírus, visto que os três municípios tiveram aumento de casos confirmados da Covid-19 nos últimos dias. As ações tiveram apoio de diversos órgãos municipais de segurança e saúde, bem como da Polícia Militar do Paraná (PMPR).

Pontal do Paraná

Segundo a Prefeitura de Pontal do Paraná, barreiras restritivas foram montadas na PR-412 na divisa com Matinhos, bem como na PR-407, algo que foi iniciado na quarta-feira, 10, e prosseguirá até o domingo, 14. “Orientamos os motoristas, que estejam munidos de documentos que comprovem moradia ou trabalho em Pontal do Paraná, para maior rapidez na passagem da barreira”, informa a assessoria.

De acordo com o município, a medida mostrou eficácia e resultados já na quinta-feira, 11. “Motoristas tiveram que retornar a seus municípios de origem, pois não estavam adequados às normas estabelecidas pelo decreto. O maior fluxo de veículos ocorreu na barreira restritiva da PR-407. Segundo o comitê de crise, cerca de 30 carros voltaram durante as três primeiras horas de contagem. Já na divisa entre Matinhos e Pontal do Paraná, no Balneário Monções, cerca de 25 veículos retornaram na noite de quinta-feira, e mais 30 durante as primeiras horas da manhã de sexta-feira”, explica a assessoria.

“É importante salientar que a divulgação e o planejamento da ação também contribuíram para a diminuição do fluxo de veículos nas vias de acesso ao município”, informa a prefeitura.

Guaratuba

 Abordagens foram realizadas na entrada de Guaratuba desde a quarta-feira, 10  (Foto: Prefeitura de Guaratuba)

A Prefeitura de Guaratuba fez balanço positivo da barreira sanitária realizada sem interrupção nas entradas da cidade. “No balneário Coroados, com apoio decisivo da Polícia Rodoviária Estadual, todos os veículos eram parados e os passageiros tinham de responder a um questionário, além de terem a temperatura corporal medida pela equipe da Vigilância Sanitária. No ferryboat, a barreira prestou orientações sobre as restrições existentes na cidade e fez aferimento de temperatura na fila de embarque”, completa.

“A barreira sanitária no Posto da Polícia Rodoviária Estadual no Coroados funcionou durante toda a noite. Na quinta-feira, 11, houve dezenas de abordagens para evitar a circulação e aglomeração de pessoas. No embarque do ferryboat, a fiscalização informou as pessoas que chegavam sobre as restrições existentes na cidade em relação à hospedagem, circulação, comércio, entre outros”, ressalta a assessoria.

“Apesar do grande volume de informação a respeito das restrições para o turismo e passeio em Guaratuba, já houve diversas abordagens neste início de feriado prolongado”, complementa a assessoria.

Matinhos

A Prefeitura de Matinhos destacou que as barreiras sanitárias ao município como forma de prevenção à Covid-19 já nas primeiras horas da quarta-feira, 10, ocasionou uma fila de 15 quilômetros e tempo de espera de três a cinco horas na entrada da cidade. “Todos os veículos terão medida a temperatura dos seus ocupantes e um questionário deverá ser preenchido. A barreira sanitária será mantida durante 24 horas com equipes se revezando até às 18h do domingo, 14. Evitem transtornos, fiquem em casa”, finaliza a assessoria.

Em alta

plugins premium WordPress