Connect with us

Coronavírus

Ampliação da testagem mostra circulação do vírus no litoral

Teste rápido pode ser realizado em pessoas com sintoma gripal

Publicado

em

A Prefeitura de Guaratuba realizou, recentemente, uma ampla testagem nos profissionais da área de saúde que atuam no município. Com isso, vários foram confirmados com a Covid-19, o que fez subir de forma súbita o índice da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), passando para 22 infectados.

O diretor da 1.ª Regional de Saúde de Paranaguá, José Carlos de Abreu, afirmou que os municípios do litoral já receberam os testes rápidos que devem ser realizados em profissionais de saúde e também em pacientes que apresentarem algum sintoma gripal. Desta forma, será possível analisar qual a circulação viral nas localidades e traçar as próximas ações.

Testes rápidos

O diretor da Regional de Saúde afirmou que essa testagem em Guaratuba revelou uma situação já esperada.

“O Coronavírus está circulando em várias regiões. Esses testes têm uma vantagem quando são positivos, porque indicam que aquele servidor já esteve exposto ao vírus e não precisa sofrer afastamentos quando houver contato com um paciente contaminado ou com suspeita. Esse afastamento dos servidores impacta de forma negativa toda a rede assistencial, desde os postos de saúde até os hospitais”, disse Abreu.

Segundo ele, a Sesa começou a testar, nesta semana, os cidadãos que apresentarem qualquer sintoma gripal, a fim de analisar a circulação do vírus. “Vamos continuar insistindo junto aos municípios para que reforcem as medidas de isolamento social. A Regional de Saúde já disponibilizou aos municípios uma quantidade bastante significativa de testes rápidos. Não temos uma cota por município, o que queremos é que 100% das pessoas que têm os sintomas gripais possam ser avaliadas. Essa é uma decisão do governador e do secretário de estado da Saúde, para que desta forma possamos ter mais segurança nas restrições que estão sendo colocadas entre a população e criando condições para a volta a uma vida normal”, afirmou Abreu.

Outros municípios da região também podem aplicar a testagem rápida aos profissionais de saúde.

“O município de Paranaguá já está realizando esse tipo de pesquisa, e outros têm na sua programação essa iniciativa de fazer a testagem ampla dos trabalhadores de saúde. Eles, assim como os que atuam nas forças de segurança, estão no front dessa luta. Os testes rápidos medem a presença de anticorpos e são realizados a partir do 8.º dia de uma eventual exposição e com pessoas que não apresentam sintomas”, explicou Abreu.

“O que queremos é que 100% das pessoas que têm os sintomas gripais possam ser avaliadas no litoral”, explicou o diretor da 1.ª Regional de Saúde de Paranaguá, José Carlos de Abreu

Atendimento

O diretor salientou, ainda, o trabalho desenvolvido pelo Hospital Regional do Litoral no atendimento a pacientes com suspeitas e confirmados com Covid-19. “Quero enaltecer o trabalho que a equipe tem feito, que em pouco tempo, organizou os espaços internos, o que está permitindo com que sejam atendidos os pacientes que eventualmente necessitam de internação. A equipe técnica do hospital está sendo acompanhada por um projeto amplo que envolve outros hospitais do Paraná. Logo no início da pandemia tivemos um treinamento para todos os médicos e equipes de enfermagem no manejo do paciente com Covid”, destacou Abreu.

Ele também lembrou as doações recebidas no HRL, que são fundamentais no enfrentamento da doença no litoral. “O grande apoio que temos recebido dos empresários, do Poder Judiciário e de outras entidades como o Rotary, está propiciando que o hospital tenha um aparelhamento adequado para atender as pessoas durante a pandemia e deixará um legado, modernizando o hospital e garantindo um melhor atendimento para todos”, frisou Abreu.