Na tarde de segunda-feira, 21, a Prefeitura de Matinhos, através da Secretaria Municipal de Saúde, emitiu nota oficial esclarecendo sobre a vacinação contra a Covid-19 realizada no município, bem como sobre a situação que chegou até o conhecimento da pasta, sobre a venda de lugares na fila da imunização contra o Coronavírus. Segundo a nota, assinada pela diretora-geral da pasta, Camilla Bonaldi Chaves, chegou ao conhecimento do município a comercialização de lugares na fila da vacina, o que é irregular, sendo que após isso, a Secretaria de Saúde distribuiu senhas para fazer com que a ordem para imunização fosse respeitada sem pessoas obtendo vantagem diante de cidadãos que aguardaram sua vez para se vacinar contra a Covid-19.
Segundo a Secretaria de Saúde, 510 novas doses de vacina foram 100% destinadas à imunização da população desde às 9h da segunda-feira, 21. “Na noite de domingo percebeu-se que já havia pessoas na fila, quando as equipes da Secretaria da Saúde e da Guarda Municipal já se colocaram na organização da fila. Chegando ao conhecimento da equipe a denúncia de que pessoas estariam vendendo lugar na fila nesses carros que já estavam posicionados, a Secretaria decidiu emitir senhas para que fosse impedida tal fraude, e inibir qualquer tentativa de furar a fila em desrespeito àqueles que já estavam na fila de forma organizada. A Secretaria não orientou ninguém a formar fila com tanta antecedência, todavia era para respeitar a fila que já havia sido formada”, explica.
De acordo com o município, 400 senhas foram distribuídas para os carros e 110 senhas para as pessoas que fizeram fila sem os veículos. “A última senha foi distribuída precisamente às 8h35, portanto, sendo falsa a informação de que já de madrugada não haviam mais senhas. A Secretaria da Saúde permanece com equipes de prontidão para que as vacinas sejam aplicadas à população imediatamente que recebidas pelo Município de Matinhos”, detalha a diretora-geral.
“Quanto às diversas inverdades proferidas nas redes sociais, orquestradas por pessoas politicamente contrárias à administração municipal, ligadas a candidatos derrotados na última eleição, e que sustentam a intenção de tumultuar e desinformar a população, informamos que o Departamento Jurídico já proferiu os devidos registros e estará responsabilizando juridicamente todos os casos de crime por calúnia, difamação e injúria, praticados de forma virtual ou não, que utilizando-se de desinformação, atacam a honra dos servidores e da atual gestão”, finaliza a nota.
Foto: Prefeitura de Matinhos/Arquivo