3,8 mil doses foram para imunizar profissionais da saúde
Com uma população estimada de 245.820 habitantes, segundo dados do Ministério Público do Paraná (MPPR), o litoral do Paraná, com seus sete municípios, conta com a gestão de saúde pública gerida pela 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS) da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). De acordo com a distribuição de imunizações divulgada pela 1.ª RS na sexta-feira, 12, 4.197 pessoas já haviam sido vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19 no litoral, algo que representa 1,7% do total de pessoas que residem na região. Os dados divulgados pela Regional ainda não incluem as pessoas imunizadas com a segunda dose das vacinas, vacinação que foi iniciada nesta semana.
Do total de vacinados, cerca de 3,8 mil são profissionais da saúde, entre eles aplicadores da vacina (317), trabalhadores da saúde de asilos (87), funcionários de hospitais e serviços de urgência e emergência de referência do Coronavírus (2.180), pessoas que atuam nos centros de atendimento Covid-19 (129), trabalhadores da Atenção Primária à Saúde e Centro de Atenção Psicossocial (135), funcionários de laboratórios que fazem os testes do Coronavírus (30), trabalhadores de vigilância em saúde que atuam na pandemia (646), profissionais que atuam em demais serviços ambulatoriais, hospitalares, farmácias, sistema funerário, cuidadores domiciliares, doulas, áreas administrativas, gerência e gestão da saúde (252) e serviços ambulatoriais de hospitais públicos e privados (59).
Até o momento, 274 idosos foram vacinados contra a Covid-19 no litoral. Deste total, 100 são pessoas com mais de 60 anos que estão asilados, 161 são idosos com idade superior a 90 anos e 13 pessoas com 85 a 89 anos. Além disso, 88 indígenas aldeados foram imunizados contra a Covid-19.
A lista com os números da vacinação contra a Covid-19 em todo o Paraná está disponível no link: http://www.coronavirus.pr.gov.br/Vacinacao-numeros .
Segunda dose
A segunda dose das vacinas Coronavac e AstraZeneca, que são as disponibilizadas e aprovadas para uso no Brasil até agora, começará a ser aplicada nesta semana em todo o Paraná. Segundo a Sesa, quem receberá a dose primeiramente são “as pessoas vacinadas no início da primeira etapa da imunização que são os idosos que vivem em instituições de longa permanência (ILPI), profissionais que atuam nestes locais e pessoas com deficiências severas.
“O esquema preparado pela Secretaria da Saúde do Paraná e já em processamento nos municípios segue os protocolos estabelecidos pelo Programa Nacional de Imunização. As doses já estão nos municípios e foram enviadas anteriormente de acordo com as remessas recebidas do Ministério da Saúde”, explica a Sesa. Após a imunização dos idosos asilados e colaboradores dos asilos, a imunização, em sua etapa complementar, alcançará indígenas aldeados e trabalhadores da saúde da linha de frente, chegando a todos os grupos prioritários da primeira etapa da imunização iniciada em janeiro.
Segundo a Sesa, idosos que residem em ILPIS e indígenas não se deslocam para receberem a segunda dose. “Repetindo o esquema da primeira etapa, a aplicação está sendo feita nos asilos e nas aldeias. Os demais grupos devem seguir os esquemas vacinais preparados pelas secretarias municipais de saúde”, explica a assessoria.
“A vacinação segue em todo Estado e ocorre de acordo com o recebimento de imunizantes, de forma gradual e escalonada, conforme o Plano Estadual de Vacinação. Até o final do mês de maio de 2021, a expectativa do Governo do Paraná é vacinar cerca de 4 milhões de paranaenses”, finaliza a Secretaria de Saúde.
Com informações da Sesa
Leia também: Pessoas com idade acima dos 89 anos começam a ser vacinadas em Paranaguá