Diretor afirmou que 100 pessoas aguardam leitos para tratamento no litoral
Na manhã desta segunda-feira, 15, o Hospital Regional do Litoral (HRL) divulgou o Boletim Informativo N.º 293 sobre a situação do atendimento a pacientes na Ala Covid-19 da unidade hospitalar, que é referência em saúde para o litoral paranaense. Segundo os dados técnicos do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, mais duas pessoas morreram devido ao Coronavírus no HRL no final de semana: uma mulher de 40 anos que residia em Morretes e uma mulher de 56 anos que morava em Paranaguá. Com isso, somente em março, 39 moradores do litoral do Paraná tiveram suas vidas perdidas para a pandemia na casa hospitalar, segundo os boletins informativos do HRL.
Segundo o HRL, há duas mortes que podem ter em decorrência da Covid-19 que estão sendo investigadas. “Em relação à pandemia de Covid-19, até os dados de 15/03/2021 foram obtidos 2038 pacientes, sendo 1190 casos descartados, 24 estão em investigação e 824 pacientes confirmados”, informa o boletim.
Entre os falecidos devido à Covid-19 no HRL em março constam pessoas com faixa etária de 25 a 89 anos. Entre as vidas perdidas para a pandemia há 19 moradores em Paranaguá (13 homens e seis mulheres), seis pessoas residentes em Matinhos (quatro pacientes masculinos e duas mulheres), sete pacientes de Guaratuba (cinco mulheres e dois homens), três moradores de Pontal do Paraná (duas mulheres e um homem), duas pacientes femininas de Antonina, uma mulher de Morretes e um homem de Guaraqueçaba.
Entre os óbitos ocorridos neste mês, 21 foram de homens e 19 foram de mulheres. Todos os municípios da região tiveram vidas perdidas para a Covid-19 neste mês. A média diária de mortes devido à doença no Hospital Regional em março é de 2,6, número alto que demonstra o crescimento contínuo da pandemia no litoral.
Ala Covid-19
A Ala Covid-19 do HRL segue com alta movimentação diária de pacientes. De acordo com o boletim, 48 pacientes estão internados no local, sendo que 35 estão com diagnóstico confirmado do Coronavírus e 13 em investigação.
Diretor do HRL alerta sobre descontrole da pandemia
Em suas redes sociais no domingo, 14, o diretor-geral do HRL, Giovani de Souza, fez uma postagem onde alertou para a situação crítica da unidade hospitalar com relação à pandemia. “Neste momento, domingo, 13h40m, 14 de março de 2021, mais de 100 pessoas estão aguardando um leito de UTI Covid-19 ou Enfermaria nos sete municípios do litoral. Não tem, e começou faltar medicamento, não tem mais para comprar, então a cada hora compartilhamos juntos o desespero da equipe, não tem o que fazer mais”, afirma.
“Criamos 30 leitos de UTI Covid-19, 24 leitos de Enfermaria Covid-19, e não é suficiente, a cada momento só aumenta, o pior momento da pandemia. Está totalmente sem controle, não temos noção nenhuma das próximas horas”, desabafou.
Segundo Giovani, o HRL e a saúde pública luta contra um “um inimigo feroz, astuto, silencioso, invisível, e está dentro da trincheira, e você quando menos espera ataca alguém que você ama, daí vêm o desespero, pode ser tarde”, complementa, pedindo para que toda a população se cuide. “A cada cinco posts (postagens nas redes sociais) que você vê é alguém se despedindo de alguém que ama. E quem entra num hospital pode ser que a família nunca mais vai ver, se torna um fantasma, e sequelados ficarão por aqui, cheios de traumas e sem apoio para lidar com isso. Seremos lembrados daqui 100 anos, a geração COVID-19, os que morreram e os que sobreviveram com suas sequelas”, finaliza o diretor.
Leia também: Decreto com medidas restritivas contra a Covid-19 é alterado em Matinhos