As escolas municipais em Paranaguá e estaduais em todo o litoral do Paraná funcionarão em horários diferenciados nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2022. Nesta primeira fase do campeonato mundial, todos os jogos da seleção brasileira acontecem no período da tarde.
Nesta semana, o Brasil faz a sua estreia contra a Sérvia, na quinta-feira, dia 24, às 16h. Na segunda-feira, dia 28, o jogo da seleção brasileira contra a Suíça será às 13h; e, na sexta-feira, dia 2 de dezembro, o Brasil enfrenta a seleção de Camarões, às 16h.
Sendo assim, os estudantes das escolas estaduais de todo o litoral do Paraná serão dispensados no período da tarde. De acordo com o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranaguá, as aulas no turno da noite acontecerão normalmente.
“Desse modo, as instituições de ensino da rede pública estadual ficarão fechadas no turno da tarde quando houver jogos da Seleção Brasileira. Fica sob responsabilidade das instituições de ensino a realização da reposição por meio de planos de estudo, evitando o prejuízo pedagógico aos estudantes”, salientou o chefe do NRE de Paranaguá, Adauto Felix Santana.
Rede municipal
A Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral de Paranaguá (Semedi), por meio de ofício, comunicou que, no dia 24 de novembro, data do primeiro jogo do Brasil, haverá dispensa dos estudantes às 15h30 com posterior reposição de carga horária por meio de planos de estudos.
Já no dia 28 de novembro, quando o jogo acontece às 13h, as aulas ocorrerão normalmente. “Cada instituição de ensino deverá adequar suas atividades e rotina interna. Após o término do jogo, a aula deverá ocorrer normalmente. Os estudantes poderão vir à escola trajando a camisa da Seleção Brasileira, bem como, acessórios que remetem à Copa do Mundo. Não sendo permitidos itens que possam causar danos à audição: cornetas, vuvuzelas, apitos e afins”, informou a Semedi.
No dia 2 de dezembro, devido ao jogo ser às 16h, haverá dispensa dos estudantes às 15h30 com posterior reposição de carga horária por meio de planos de estudos.
Segundo a Semedi, os planos de estudos ficarão definidos como atividades complementares para que os estudantes realizem sem a presença do professor e dos estudantes no mesmo espaço físico, as quais deverão contemplar a proposta curricular integrando o processo de avaliação da criança. “Devendo tais registros serem entregues aos professores regentes para que sejam devidamente validados a fim de computar a carga horária equivalente”, afirmou a Secretaria.
Caso a Seleção Brasileira passe para a fase seguinte, a Semedi enviará novas orientações às escolas municipais.