A Copa do Mundo do Catar inicia no dia 20 de novembro, mas o clima do evento já começa a tomar conta do comércio parnanguara, aquecendo as vendas em vários estabelecimentos.
Adereços e itens de decoração, bandeiras, plástico, camisas, acessórios e brinquedos nas cores verde e amarela já estão em exposição em parte das lojas.
O presidente do Sindilojas, Humberto Máximo da Costa, diz que a perspectiva é positiva. “Avaliação é que pelo fato inédito de a Copa do Mundo ser disputada no fim do ano, quando é liberado o 13.º salário, a tendência é que as vendas no comércio em Paranaguá cresçam num patamar semelhante ao esperado no cenário nacional”, disse Humberto, enfatizando que “o comércio parnanguara já está se preparado para a Copa do Mundo que será disputada no Catar a partir do próximo dia 20, as lojas estão fazendo decorações mistas de Copa do Mundo e de Natal, por coincidir duas datas importantes”.
Humberto destaca também que o comércio lojista especializado em eletroeletrônicos está otimista com a Copa do Mundo. “A estimativa é de que haja um crescimento de 10% nas vendas de aparelhos de televisão nos meses de novembro e dezembro, em relação ao mesmo período do ano passado. A Copa deve estimular também a vendas de vestuários, calçados, artigos eletrônicos de uso pessoal, armarinhos, lojas utilidades e produtos de beleza, que devem ser 7% maiores que o volume registrado em 2018”, enfatiza o presidente do Sindilojas, informando que ainda não há uma definição sobre horário especial de funcionamento para a Copa.
ACIAP
O diretor da Câmara do Comércio Varejista da Aciap, Anwar Hamud Hamud, destaca que o comércio parnanguara está preparado com relação a produtos e promoções. “Boa parte dos comerciantes já estão preparados, e muitos já estão vendendo camisetas do Brasil e camisetas da Copa, e sim o comerciante está bem esperançoso, não só com relação à Copa do Mundo, mas com relação a esse final de ano. Isso porque teremos um final de ano atípico, a gente teve aí eleições neste ano, a gente teve as datas comemorativas, e vamos ter agora a Copa do Mundo, vamos ter ainda aqui a Festa do Rocio, então assim, o comerciante ele está bem esperançoso porque esse ano promete ser um ano de retomada econômica. A gente vê hoje a população que passou por esses dois anos terríveis com a pandemia e com atenção em não gastar tanto e ficar em casa em 2020 e 2021 que foi um ano fraco e meio tímido para sair, para consumir produtos de turismo, de eventos, etc. Então esse ano está prometendo ser diferente para melhor”, destaca Anwar, enfatizando que a expectativa é alta. “Teremos a Copa do Mundo que vai ser junto com o Natal, e junto com a Black Friday, mas que vai ser também um final de ano de um pouco mais de incentivo e de consumo da população. Não podemos descartar este período de pandemia que passamos, isso fez que esse ano de 2022 venha com uma com uma pegada mais de consumismo propriamente dito, mais abertura, mais flexibilização e sem restrição. Então pode ter certeza que apesar dos órgãos públicos ainda estão seguindo cartilhas de prevenção, o consumidor e a população já estão mais adeptos a consumir mais produtos externos, turismo e passeio e com isso aquecendo o comércio como na compra de roupas, de calçados, de todos os materiais, enfim, tudo que é necessário para que todos possam passear. Com tudo isso a expectativa é bem alta e esperamos que ela se concretize”, completa.
Jogos do Brasil
O Brasil estreia no Mundial no dia 24 de novembro, num duelo com a Sérvia, às 16h. No dia 28, a Seleção enfrenta a Suíça, às 13h. E no dia 2 de dezembro, o time brasileiro encerra seus jogos na 1.ª fase numa partida contra Camarões, às 16h, todos os jogos no horário de Brasília.