A reunião de trabalho promovida pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, teve reflexos positivos para a estruturação dos serviços na área da saúde em Paranaguá. Além dos investimentos programados para a construção de uma unidade de saúde, compra de veículos e equipamentos, totalizando repasses na ordem de R$ 1,2 milhão, a audiência resultou ainda na possibilidade de outras verbas serem destinadas para o atendimento à população insulana.
Uma das ideias é a cidade de Paranaguá passar a contar com uma embarcação estruturada para o atendimento às ilhas, algo semelhante ao que acontece nas regiões ribeirinhas nos Estados do Amazonas e Pará, onde o atendimento é promovido por uma Unidade Básica de Saúde flutuante. A sugestão partiu do próprio ministro Barros e contou com o apoio da vice-governadora Cida Borghetti. “O Governo do Estado tem sido um grande parceiro da saúde em todo o litoral, haja vista que somente no último ano foram destinados R$ 15 MI às cidades da região litorânea. Além de uma Unidade Básica flutuante, vamos defender a aquisição de uma ambulancha para o atendimento de urgência. Vou levar este pleito ao nosso secretário Michele Caputto, bem como a Casa Militar, uma vez que o pedido foi para que os cuidados com a embarcação ficassem com a corporação dos bombeiros”, declarou.
Ideia é que o atendimento à saúde nas ilhas seja feita por Unidade Básica flutuante, igual ao que acontece no norte do País
A deputada federal, Christiane Yared, disse que a junção de forças políticas pode resultar em melhorias significativas para a qualidade do atendimento à saúde no litoral. A parlamentar, que já destinou 60% de suas emendas para a região litorânea, afirmou que será feito ainda mais pelos munícipes que mais carecem do atendimento médico e hospitalar. “ Vou estar engajada neste pedido para que ele não fique somente em uma promessa feita, mas sim se torne uma realidade”, declarou.
PREFEITO COMEMORA
Quem saiu bastante feliz com o resultado do evento com o ministro Barros foi o prefeito Marcelo Roque. Ele deixou claro que ao contar com o apoio da União, as mudanças que espera promover na área da saúde em Paranaguá serão mais facilitadas. “Logo no segundo dia de mandato eu estava no gabinete dele e agora ele vem à cidade e vê a nossa realidade, por meio da fala da nossa população. Estamos esperançosos de que as coisas que foram ditas de fato aconteçam, principalmente sobre o que foi mencionado a respeito da aquisição de uma Unidade Básica de Saúde flutuante, a qual serviria para dar excelência ao atendimento à saúde em nossas comunidades pesqueiras espalhadas pelas ilhas de nossa baía”, comemorou.
Marcelo Roque declarou que a cidade só tem a ganhar com o apoio demonstrado por Ricardo Barros