conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Verão exige quatro cuidados fundamentais para a saúde da pele

Dias mais quentes requerem atenção especial com a saúde

Publicado

em

Foto: Ilustrativa/Freepik

As temperaturas mais altas registradas no verão exigem mais cuidados para garantir a saúde da pele. No verão, a exposição ao sol é mais intensa, as pessoas se dispõem a fazer mais atividades ao ar livre, além dos passeios na praia. Entre os quatro principais problemas a ser evitados neste período está a insolação, queimaduras, manchas e, principalmente, o câncer de pele.

A dermatologista e consultora da Philips, Dra. Judith Cavalcante, alerta que a radiação solar é a grande responsável pelos sinais do envelhecimento na pele, causando perda da espessura, elasticidade e firmeza, resultando em rugas e flacidez.  

O protetor solar deve ter o FPS mínimo de 30 e ser reaplicado a cada três horas. “Dê atenção especial para áreas mais expostas ao sol: rosto, colo, ombros, mãos e pernas. Associe o filtro sempre com outras medidas: roupas e chapéus com proteção solar ou, se preferir, opte por espaços com sombra, além de evitar exposição prolongada ao sol, especialmente entre às 10h e 16h”, afirmou a especialista.

A hidratação da pele também é muito importante no verão, pois uma pele hidratada reage melhor às agressões do ambiente, como a radiação solar ou excesso de cloro da piscina. “Isso inclui o uso de loções/cremes hidratantes, também no pós-sol, além do aumento do consumo de água. Por sua textura fluida, os hidratantes em loção são uma boa opção por serem rapidamente absorvidos e não deixarem a pele grudenta”, recomenda a Dra. Judith.

A limpeza da pele durante o verão é importante para remover adequadamente o filtro solar, sal, cloro e impurezas acumuladas ao longo do dia. “Entretanto, deve ser suave para garantir a manutenção da camada protetora da pele e ajudar a manter a hidratação. Os óleos de banho, por exemplo, promovem uma higiene suave e removem os resíduos de protetor solar por meio da limpeza óleo a óleo”, lembrou a especialista.

Um produto que pode ajudar a pele no verão é a água termal. “Além de refrescar a pele do calor, a água termal tem ação calmante. O produto pode ser aplicado no cabelo e no corpo para potencializar a hidratação”, sugeriu a médica.

Cuidados contra o câncer

A alta exposição solar da estação pode causar problemas que desencadeiam o câncer de pele, que corresponde a 30% do número total de tumores no Brasil.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) registra em média 185 mil novos casos de câncer de pele por ano, o que corresponde a 30% dos tumores malignos diagnosticados no Brasil, sendo o tipo mais frequente da doença no País.

As principais causas do câncer de pele são fatores pessoais, familiares e ambientais. Pessoas de pele e olhos claros e com histórico pessoal ou familiar de câncer de pele, são mais suscetíveis. É importante ficar atento a alguns sinais que podem surgir na pele durante esse período. 

Feridas que coçam, sangram, não cicatrizam e estão aumentando de tamanho devem servir de alerta. Assim como a mudança de cor, aparência e irregularidade de alguma lesão. É fundamental realizar o acompanhamento com dermatologista para monitorar manchas. O câncer tem maior chance de cura se descoberto no estágio inicial.

Em alta

plugins premium WordPress