O alerta para a febre amarela continua no litoral do Paraná. Já são sete casos confirmados, sendo três em Antonina, dois em Morretes, um em Paranaguá e um outro caso constatado, mas que o local ainda não foi confirmado. Por isso, a 1.ª Regional de Saúde reforça a importância da vacinação para aqueles que ainda não tomaram a dose.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza já vacinou em Paranaguá 3.467 pessoas. Quem está entre o público-alvo para tomar a dose da gripe e também precisa atualizar a vacina contra febre amarela, deve tomar as duas doses juntas, sem intervalo.
“As equipes de vacinação estão aproveitando esse momento e estão fazendo uma revisão nas carteiras de vacinação com o objetivo de atualizá-las com as doses que faltam”, explicou o diretor da 1.ª Regional de Saúde, José Carlos de Abreu.
A orientação se estende, especialmente, para aqueles que residem em áreas de mata. “Fizemos uma reunião com os representantes de todos os municípios e avaliamos as coberturas vacinais. O ideal é alcançar 95% da população. Os municípios intensificaram a vacinação nas áreas de maior risco, próximos aos locais onde ocorreu a morte de macacos e onde tivemos a informação de casos confirmados”, disse Abreu.
Além dos casos já confirmados no litoral, outros permanecem em investigação, sendo dois em Antonina, um em Guaratuba, dois em Matinhos, três em Morretes,13 em Paranaguá e um em Pontal do Paraná.
Em janeiro deste ano, três macacos foram encontrados mortos em Antonina e, após investigação, a Sesa confirmou que os animais estavam infectados pelo vírus da febre amarela. Entretanto, tal situação não foi mais observada nos municípios da região.
“Devemos manter uma atenção redobrada a este risco, insistindo para que a população compareça aos postos de saúde caso ainda não estejam vacinados. Pedimos aos pais que levem as crianças. Vale ressaltar que a letalidade para a febre amarela é grave em todas as faixas etárias”, destacou Abreu.
De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o litoral possui 94,91% de cobertura vacinal para crianças de até um ano de idade. Desde o início do ano até o dia 9 de abril, já foram aplicadas no Paraná mais de 500 mil doses contra a febre amarela.
“Estratégias de intensificação da vacinação seletiva vêm sendo realizadas em todo o Estado do Paraná, com prioridade nos municípios da 1.ª, 2.ª, 3.ª e 21.ª Regional de Saúde, por meio da busca ativa seletiva da população. A Secretaria Estadual de Saúde orienta que pessoas nunca vacinadas contra febre amarela, procurem um serviço de saúde para atualização do seu esquema vacinal, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde/Programa Nacional de Imunizações”, destacou a Sesa.