Ciência e Saúde

Vacinação contra a gripe é ampliada em todo o Paraná

Campanha de Vacinação contra a Gripe encerraria no dia 9 de julho e será ampliada em todo o Estado do Paraná

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe que encerraria na sexta-feira, dia 9 de julho, mas será ampliada em todo o Estado do Paraná, até esgotarem as doses disponíveis.

A imunização está aberta para população em geral acima de seis meses de idade.

Nesta edição de 2021, a campanha de vacinação foi realizada em três etapas, com divisão de grupos prioritários, tendo iniciado no dia 12 de abril e a previsão de término era a sexta-feira, 9, no entanto, devido à baixa adesão da campanha, o Paraná seguirá vacinando até esgotarem as doses.

“Precisamos imunizar os paranaenses contra a influenza para auxiliar no diagnóstico diferencial da Covid-19 e proteger contra as Síndromes Respiratórias Agudas Graves”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A vacina é aplicada em dose única e pode ser administrada em um período de 14 dias antes, ou depois da imunização contra a Covid-19.

Doses

O Ministério da Saúde enviou ao Estado cerca de 3.965.200 vacinas contra a gripe. Destas, o Paraná distribuiu 3.848.400 e aplicou até o momento 2.610.950, atingindo 47,6% da cobertura vacinal dentre 4.479.320 pessoas elencadas na população alvo. O Governo Federal deve enviar nos próximos dias mais 1,2 milhão de doses, totalizando 5.165.200 vacinas ao Estado.

rm1 6vec 1625866221
Toda a população acima de seis meses de idade poderá se vacinar contra a gripe no Paraná. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) pactou nesta quarta-feira (23) na Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB) que o Estado abrirá a vacinação para a população em geral. – Américo Antonio/SESA

“Visto que até o momento o Estado vacinou pouco mais de 2,6 milhões de pessoas e que o quantitativo de doses recebidos irá quase que dobrar este número, iremos seguir com a vacinação até esgotarem as doses”, acrescentou o secretário.

Paranaguá

Paranaguá também seguirá com a vacinação, que está disponível à população nas unidades básicas de saúde e em frente à Estação Ferroviária das 8h às 17h. É importante que o cidadão busque um desses locais com documento original com foto, Cartão SUS e, preferencialmente, a carteira de vacinação.

É importante atentar para um intervalo mínimo de 14 dias entre a vacina contra a Covid-19 e a da gripe.

Gripe

A gripe é uma infecção viral respiratória febril aguda, contagiosa e que pode afetar pessoas de todas as idades. O número de casos de influenza tende a aumentar no inverno, pois com a temperaturas mais baixas, as pessoas tendem a permanecer por mais tempo em ambientes fechados favorecendo a transmissão viral. A infecção pode acarretar hospitalização e morte, principalmente entre os grupos de maior risco como os muito jovens, idosos ou doentes crônicos e, além de manter os locais arejados, a higienização das mãos e dos ambientes, a vacina é a melhor prevenção para evitá-la.

Com informações da SESA-PR

Você também poderá gostar

Vacinação contra a gripe é ampliada em todo o Paraná

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.