Ciência e Saúde

Vacinação contra a dengue foi ampliada no País e chegará ao litoral do Paraná

Doses imunizarão pessoas de 10 a 14 anos nos sete municípios da região

jqwffly

O Ministério da Saúde anunciou a ampliação da vacinação contra a dengue para mais 625 municípios, sendo 101 cidades no Paraná. Entre elas, as do litoral. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), as doses já chegaram na sexta-feira, 26.

Os imunizantes estão armazenados no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e serão separados para envio às Regionais de Saúde na próxima segunda-feira, 29, para avanço na vacinação da população que ainda não foi vacinada da faixa etária de 10 a 14 anos.

Segundo nota técnica do Ministério da Saúde, com a nova pauta de distribuição dos imunizantes da dengue, serão distribuídas mais 986.548 doses, sendo 166.740 para o Paraná. Para o litoral, são 21.248 doses enviadas, sendo 10.449 para Paranaguá, 3.034 doses para Guaratuba, 1257 para Antonina, 2759 para Matinhos, 1922 para Pontal do Paraná, 1244 para Morretes e 583 para Guaraqueçaba.

ldaolc0p
“Mais uma vez estamos empenhados em fazer com que essa vacina chegue o quanto antes aos municípios elencados”, disse o secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto
Foto: Reprodução/Sesa

“Mais uma vez estamos empenhados em fazer com que essa vacina chegue o quanto antes aos municípios elencados. Todos os agentes de saúde municipais vão trabalhar para fazer com que essa vacina saia do freezer e chegue no braço das crianças e adolescentes que precisam ser vacinadas no meio desta epidemia de dengue que estamos passando”, disse o secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto.

Além da 1.ª Regional de Saúde de Paranaguá (sete municípios), a vacina contra a dengue será enviada também para a 10.ª RS de Cascavel (25 municípios), 12.ª RS de Umuarama (21 municípios), 15.ª RS de Maringá (30 municípios) e 20.ª RS de Toledo (18 municípios). 

“O combate à dengue no Paraná é feito diariamente com o apoio dos municípios e da população, e agora recebemos a confirmação desta ampliação da vacina para mais municípios do Estado. Essa é mais uma ferramenta que teremos para continuar protegendo os paranaenses”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A nova remessa é a terceira enviada ao Paraná. O Estado já recebeu vacinas da Qdenga produzidas pela farmacêutica Takeda para nove municípios da 9.ª RS de Foz do Iguaçu, 21 municípios da 17.ª RS de Londrina e 17 municípios da 16.ª RS de Apucarana. O Paraná soma agora 148 municípios contemplados com a vacina, o que representa cerca de 37% do Estado.

jap6itby
A nova remessa é a terceira enviada ao Paraná
Foto: Arquivo/Sesa

Casos no litoral

No informe divulgado pela Sesa, o litoral contabiliza 10.518 casos de dengue, em Guaratuba (4.100); Antonina (2.347); Paranaguá (2.115); Matinhos (1.373); Morretes (471); Pontal do Paraná (109) e Guaraqueçaba (3). Este é o informe epidemiológico da dengue n.º 33, divulgado na terça-feira, 23, que compreende o novo período sazonal da doença, que vai de julho de 2023 até agosto de 2024.

Cobertura no Paraná

De acordo com o último levantamento da Sesa, já foram aplicadas 25.379 doses da vacina contra dengue nas Regionais de Saúde de Foz do Iguaçu, Londrina e Apucarana, o que representa 61% das doses já distribuídas. 

Critérios para distribuição

O Governo Federal afirma que a distribuição das doses nos municípios foi determinada com base em três critérios principais: o ranqueamento das regiões de saúde e municípios, o quantitativo necessário de doses conforme a disponibilidade (prevista pelo fabricante) e o cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa ao município.

Com informações da Sesa e Ministério da Saúde

Vacinação contra a dengue foi ampliada no País e chegará ao litoral do Paraná

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Vacinação contra a dengue foi ampliada no País e chegará ao litoral do Paraná

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.