Ciência e Saúde

Vacinação contra a dengue é prorrogada em Paranaguá e em 29 municípios do Paraná

Município litorâneo está entre os três piores na cobertura de imunização contra a doença em todo o Paraná.

8669n8io 1584448268

Na terça-feira, 8, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), anunciou que Paranaguá e outros 29 municípios paranaenses que fazem parte da estratégia da vacinação contra a dengue tiveram prorrogada a aplicação da terceira dose da vacina contra a dengue até o dia 29 de junho. No município litorâneo, o foco é a vacinação do público-alvo, que abrange pessoas com idade entre 9 e 44 anos, 11 meses e 29 dias. A decisão foi pactuada em videoconferência com as Regionais de Saúde de todo o Paraná, incluindo a 1.ª Regional de Saúde, que abrange a gestão de saúde pública do Estado em toda a região.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Nardi, a prorrogação ocorreu pelos baixos índices de cobertura vacinal, fazendo com que as pessoas tenham ainda mais tempo para ir até unidades de saúde e pontos de vacinação e se imunizarem contra a dengue.

“O Governo do Estado garante aos cidadãos a oportunidade de se vacinar contra a dengue. Por isso, os paranaenses desses 30 municípios que fazem parte do público-alvo devem procurar uma unidade de saúde para completar seu esquema vacinal. Essa é uma forma eficaz de prevenção e a melhor maneira de estar imunizado”, completa.

 

BAIXA PROCURA

Segundo a 1.ª Regional, será realizada uma busca dirigida e estimulada para ampliação da vacinação contra a dengue, sendo necessário que se aplique a dose em pelo menos 6.400 pessoas de Paranaguá para que se alcance 50% do público preconizado, chegando ao número de 20.144 pessoas imunizadas. Será realizada uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap), para fazer "arrastões" coordenados nas áreas de maior demanda de vacinação. Foram eleitas cinco unidades fixas de aplicação das doses nas unidades municipais da Serraria do Rocha e Vila Garcia (incluindo em horário estendido – até 23h), além de Santos Dumont, Gabriel de Lara e Ilha dos Valadares (Rodrigo Gomes).

Segundo balanço da Semsap feito na última semana, a campanha, que foi iniciada em março, só conseguiu vacinar cerca de 3,6 mil parnanguaras com a terceira dose, algo que representa pouco mais de 18% da meta. Além disso, foram também aplicadas 1.141 vacinas da segunda dose, totalizando o alcance em 4.783 pessoas nesta fase de vacinação. O município destaca que as doses estavam sendo oferecidas em 19 unidades básicas, sendo que também foram disponibilizadas de forma descentralizada em empresas, supermercados e locais de grande movimentação.

A administração do prefeito Marcelo Roque está muito empenhada em combater o mosquito Aedes Aegypti desde o início do ano passado. A vacina é uma importante ferramenta de combate a essa doença. É importante que os cidadãos façam sua parte, tomando a terceira dose e completando o esquema vacinal”, afirma o secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira. O gestor conclamou a população a se vacinar, visto que a gestão municipal está se empenhando constantemente também na redução de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, bem como na aplicação de inseticida via bomba costal, algo que exige também o apoio da população na limpeza constante das residências e vacinação.

De acordo com o Estado, Paranaguá está no ranking dos três municípios com pior índice de cobertura com a vacinação contra a dengue no Paraná, junto com Mandaguari e Londrina. Além disso, a Sesa afirma que 12 cidades de todo o Paraná não alcançaram nem mesmo 50% de cobertura com aplicação das doses contra a doença.

“Por isso fazemos um apelo: se você faz parte do público-alvo, não se descuide e busque um local para se vacinar. Os cuidados com a dengue devem ser constantes. Não podemos descuidar e todos precisam fazer a sua parte”, finaliza o secretário Antônio Carlos Nardi.

 

Você também poderá gostar

Vacinação contra a dengue é prorrogada em Paranaguá e em 29 municípios do Paraná

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.