A campanha de vacinação contra a dengue continua até 3 de setembro para pessoas com idade entre 9 e 44 anos. Nesse período, mais de 91 mil pessoas devem ser vacinadas contra os quatro sorotipos da dengue e para reforçar a meta e levar a vacina para mais perto da população, escolas estaduais e municipais receberão a vacina para aplicação nos estudantes. Na tarde de segunda-feira, 22, uma reunião no Núcleo Regional de Educação foi realizada para debater e acertar os últimos detalhes da campanha dentro dos estabelecimentos de ensino.
A diretora da 1.ª Regional de Saúde, Ilda Nagafuti, explicou que a vacinação já ocorreu em dois colégios estaduais na última semana. “Começamos com os colégios estaduais José Bonifácio e Dídio Viana, na semana passada, e já está programada a vacinação no Colégio Estadual Helena Viana Sundin”, informou. “A equipe da Secretaria de Estado da Saúde fará a vacinação nessas escolas estaduais e a Secretaria Municipal de Saúde fará a vacinação nas escolas municipais”, detalhou.
Ilda disse que dentro do contexto da epidemia e visando ao bem comum, a vacina tem grande importância. “Essa vacina tem importância fundamental para o controle da epidemia. Acredito que todos nós temos a consciência de que é importante a vacinação porque faremos uma proteção da coletividade. A epidemia que tivemos foi do tipo 1 e a vacina faz a proteção dos quatro sorogrupos da dengue. Com isso, é importante que a faixa etária de 9 a 44 anos, 11 meses e 29 dias tome essa vacina visando à proteção coletiva do restante da faixa etária que não está contemplada pela eficácia efetiva da vacina”, salientou.
Todas as escolas receberão doses da vacina para que os estudantes sejam protegidos. “É importante que os pais e a população de Paranaguá tenham consciência de que precisamos vacinar as 91.318 pessoas que estão contempladas com a vacina. Estamos com vacinas nas escolas, empresas e em sete unidades de saúde para que a população procure, tome a vacina e que não tenhamos mais epidemias como ocorreu no ano passado e início de 2016”, ressaltou.
O professor Antonio Sérgio Regis, assistente técnico do Núcleo Regional de Educação, destacou que já existe o cronograma de vacinação nas escolas, contudo na reunião de segunda-feira, 22, foram tratados detalhes e finalização desse cronograma. “A intenção da reunião foi assistir a videoconferência com algumas informações estaduais e já fechar o cronograma de vacinação nas escolas”, observou. Para que a vacinação seja aplicada, os pais precisam autorizá-la. “As escolas são informadas antecipadamente para que avisem os pais sobre a vacinação em determinado dia. Para receber a vacina, precisa ser apresentado pelo aluno o comprovante de residência, um documento de identidade, RG ou Certidão de Nascimento porque existe um cadastro a ser feito na Secretaria de Saúde e é preciso também para os alunos menores de 18 anos, a apresentação de um documento autorizando essa vacinação”, detalhou. O professor comentou que o modelo de autorização já está pronto e foi passado aos diretores das escolas para que possam repassá-lo para os alunos.