Paranaguá deu início à campanha de imunização contra a Covid-19 com a vacina XBB no mês passado. Podem tomar a dose somente crianças de seis meses a 4 anos de idade e grupos prioritários, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Em Paranaguá, a vacina da Covid-19 não está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), apenas na Gabriel de Lara e no Caic (bairro Nilson Neves), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
De acordo com a Prefeitura de Paranaguá, pessoas a partir de cinco anos de idade que não fazem parte dos grupos prioritários e nunca foram vacinados (nenhuma dose), terão a oportunidade de se vacinar com o esquema primário – uma dose da vacina Covid-19 monovalente (XBB).
A intenção é que a vacina Spikevax substitua todas as vacinas anteriormente utilizadas contra o vírus da pandemia em todo o Brasil. Essas vacinas faziam parte da rotina da população no início da campanha de vacinação, que controlou a situação epidemiológica globalmente.
O Ministério da Saúde recomenda o uso da vacina XBB em toda a população entre seis meses e 4 anos, que não foi vacinada ou possui esquema vacinal incompleto das vacinas anteriores. O esquema vacinal consiste em duas doses.
Dose de reforço para grupos prioritários
A vacina XBB também pode ser utilizada como dose de reforço em grupos prioritários. Esses grupos incluem trabalhadores da saúde, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pessoas com deficiência permanente e comorbidades a partir de cinco anos, além de pessoas em instituições de longa permanência e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas a partir de 12 anos. A estratégia de vacinação deve ser executada pelos municípios, seguindo as recomendações federais.
No momento, a população entre 5 e 59 anos, que não faz parte de nenhum grupo prioritário, não recebe a recomendação de vacinação com a XBB, de acordo com o Programa Nacional de Imunizações.
Gripe
Já a vacina da gripe está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Paranaguá, das 8h às 17h, para toda a população. A composição da vacina da gripe varia todos os anos de acordo com as cepas do vírus predominantes, conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Nesta campanha de 2024, a vacina é a trivalente, produzida pelo Instituto Butantan, que protege os indivíduos da H1N1, H3N2 e B linhagem B/Victoria. No litoral do Paraná, apenas 34% dos grupos prioritários foram vacinados.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá