Na quinta-feira, 2, foi liberada a vacina contra a gripe para toda a população a partir de seis meses de idade. Até então, as doses eram aplicadas somente para um público-alvo elencado pelo Ministério da Saúde. Neste ano, a estratégia de vacinação contra a influenza teve início antecipado, já no mês de março no Paraná. Paranaguá já imunizou 12.124 pessoas desde o início da campanha.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, afirmou que esta é a principal estratégia de proteção contra o vírus da gripe. “A vacinação ampliada será fundamental para a entrada de um inverno mais suave, do ponto de vista assistencial, principalmente na porta dos serviços de saúde, seja do pronto atendimento, hospitais de pequeno porte, na Unidade Básica de Saúde ou na porta dos grandes hospitais. A imunização é nossa principal aliada, por isso quero convocar todos os paranaenses para garantir essa proteção tão importante para a saúde coletiva”, disse Beto Preto.
- Litoral do Paraná teve pouco mais de 23 mil vacinados contra a gripe
- Paraná tem 1 milhão de doses de vacinas aplicadas contra a gripe
O Paraná chegou a 1 milhão de doses aplicadas, mas a cobertura ainda é considera baixa pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Cabe à Secretaria Municipal de Saúde de cada município traçar as principais estratégias para alcançar o maior público possível.
Cobertura no Paraná
Até agora, o Paraná vacinou 1.047.701 pessoas, o que representa pouco mais de 26% da população-alvo da campanha, de 4.387.469 habitantes. Com isso, o Estado ocupa agora a quinta posição nacional de aplicações em números absolutos, atrás de São Paulo (4.327.099), Minas Gerais (2.172.652), Rio Grande do Sul (1.580.700) e Rio de Janeiro (1.531.083). Com a nova ampliação, a expectativa é aumentar a proteção da população que não estava elegível anteriormente.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
A composição da vacina da gripe varia todos os anos de acordo com as cepas do vírus predominantes, conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesta campanha de 2024, a vacina é a trivalente, produzida pelo Instituto Butantan, que protege os indivíduos da H1N1, H3N2 e B linhagem B/Victoria.
Paranaguá
Em Paranaguá, a vacinação ocorre nas unidades básicas de saúde. A população deve levar a Carteira de Vacinação, Documento de Identidade e Cartão SUS. Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde de Paranaguá, Cleonice Ferreira, a dose é importante para evitar casos agravados da doença.
“A vacinação é uma das medidas mais eficazes para prevenir doenças. No caso da influenza, a vacinação pode prevenir complicações graves que podem levar à hospitalização ou mesmo à morte”, declarou Cleonice.
Com informações da Sesa e Prefeitura de Paranaguá