Paranaguá segue com a campanha de vacinação contra a Gripe. O Paraná iniciou a imunização para grupos prioritários e, desde o dia 2 de maio, a vacina contra a gripe está disponível para toda a população a partir de seis meses de idade.
De acordo com a Prefeitura de Paranaguá, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estão vacinando a população contra a doença. As UBSs estarão abertas para aplicar as doses, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, sem fechar para o almoço.
Uma orientação, segundo a prefeitura, é para que as pessoas compareçam na unidade antes do fim do expediente, devido a abertura dos frascos, para que não se percam doses, além do cidadão passar pela triagem.
A gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade. O período de incubação dos vírus é geralmente de dois dias, variando entre um e quatro dias.
A 1.ª Regional de Saúde de Paranaguá divulgou que a cobertura vacinal para os grupos prioritários está em 36,20% para a gripe.
A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) reforça que a vacina contra a gripe pode ser uma grande aliada para a defesa do organismo nesta época do ano. Ela é gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS) e está disponível para todas as faixas etárias a partir dos seis meses de idade.
“Com a chegada do inverno é esperado que doenças respiratórias como a gripe ganhem destaque entre as manifestações em crianças. Por isso, é importante que as famílias utilizem o período das férias escolares para colocarem o calendário de vacinação dos pequenos em dia”, complementa a chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Sesa, Fernanda Crosewski.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
A composição da vacina da gripe varia todos os anos de acordo com as cepas do vírus predominantes, conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesta campanha de 2024, a vacina é a trivalente, produzida pelo Instituto Butantan, que protege os indivíduos da H1N1, H3N2 e B linhagem B/Victoria.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá e da Sesa