A partir desta terça-feira, 1.º de abril, idosos, gestantes e crianças de seis meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, poderão tomar a vacina contra a gripe. A Campanha Nacional de Vacinação foi antecipada no Paraná visando a proteção da população.
De acordo com a 1.ª Regional de Saúde de Paranaguá, as doses já foram encaminhadas aos sete municípios da região do litoral do Paraná. Todas as unidades básicas de saúde em Paranaguá estarão abertas nesta terça-feira, das 8h às 17h, e aptas para imunizar o público prioritário, segundo a Prefeitura.
Na semana passada, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) encaminhou 332 mil doses da vacina contra a gripe às 22 Regionais de Saúde. O imunizante é enviado pelo Ministério da Saúde. No Brasil, a campanha começa no dia 7 de abril.
O secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto, disse que a antecipação da campanha objetiva imunizar o maior número de pessoas. “A sazonalidade da doença é determinante para essa antecipação. Esperamos atingir a maior cobertura vacinal possível”, disse o secretário.
Eficácia da vacina
A vacina influenza trivalente utilizada neste ano apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação: A/Victoria (H1N1), A/Croatia (H3N2) e B/Austria (B/linhagem Victoria). Cada frasco contém 10 doses de 0,5ml e pode ser administrada junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e também com outros medicamentos.
A vacina contra a gripe é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos. “O Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação e conta com a participação de toda a população. Vacinar-se é um ato de cuidado próprio e coletivo. As vacinas são seguras, eficazes e gratuitas”, divulgou o Ministério da Saúde.
Meta é atingir 90% do público alvo
O Paraná tem como meta atingir, no mínimo, 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação de rotina contra influenza: crianças, gestantes e idosos com 60 anos e mais. O público-alvo contempla 4.931.410 pessoas no Estado.
Na campanha de 2024, a cobertura vacinal foi de 58,93% dos grupos prioritários; 75,01% de cobertura dos povos indígenas vivendo em suas terra; 4.º no ranking de Estados que mais vacinaram, atrás de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
A Sesa ressalta que, nesta primeira semana de campanha, está prevista a chegada de uma nova remessa de doses, com 844 mil vacinas. “Assim que as vacinas chegarem, nossas equipes cuidarão da logística para que cheguem o quanto antes aos municípios e avancemos na cobertura vacinal”, acrescentou o secretário Beto Preto.

(Foto: João Risi/Ministério da Saúde)
Situação da gripe no Paraná
O 2.º Informe Epidemiológico de Monitoramento dos Vírus Respiratórios, publicado em março deste ano, registrou 50 casos e cinco óbitos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) por Influenza, sendo quatro óbitos por Influenza A (H1N1) e um óbito por Influenza B, referente aos casos 22 foram positivas para Influenza B.
Com informações da Sesa