Dr. Cesar Augusto Broska Júnior, de 31 anos, médico urologista, natural de Paranaguá. Morou no município até os seus 16 anos, quando se mudou para Curitiba, a fim de terminar o Ensino Médio e prestar o vestibular para Medicina. Iniciou o curso de Medicina aos 17 anos, na Faculdade Evangélica do Paraná, formando-se em 2012. Fez a residência médica em cirurgia geral no Hospital Universitário Evangélico de Curitiba de 2013 até 2015, quando iniciou a formação na residência médica em urologia, terminando sua formação em 2018. No mesmo ano, voltou para sua cidade natal e, desde então, está clinicando em Paranaguá. Em 2019, passou a realizar atendimentos pela Unimed Litoral. Veja a entrevista com o Dr. Cesar:
Estamos no mês de prevenção à saúde do homem, para quais cuidados o senhor alerta neste Novembro Azul?
Dr. Cesar Broska Jr.: O Novembro Azul é uma campanha para conscientizar o homem sobre a neoplasia de próstata, que é o câncer mais comum no homem, após os de pele não melanoma. Apesar da frequência elevada desse câncer na população masculina, ainda há certa relutância do homem em ir ao médico urologista para aconselhamento e rastreio dessa doença. A campanha tem o objetivo de quebrar mitos e preconceitos sobre o modo de rastreio, diagnóstico e a forma de tratamento. Também tem como objetivo levar o homem com mais frequência ao consultório médico (os homens vão menos ao médico que as mulheres) de modo que possam conversar e se prevenir ou tratar de outras doenças também, de modo a evitar complicações e problemas futuros.
Poderia falar sobre o rastreio do câncer de próstata?
Dr. Cesar Broska Jr. – Possuem indicação de uma avaliação médica homens com idade acima de 50 anos. Caso o homem seja negro ou possua algum caso de câncer de próstata na família, a avaliação deve ocorrer a partir dos 45 anos. Após uma avaliação inicial, caso indicado, é solicitado o exame de sangue (o PSA) e realizado exame de toque retal. Existe o mito de que se pode optar pela realização de somente um deles, o que não é verdade, pois os dois exames são complementares. Quando um dos dois exames demonstra alguma alteração, é então solicitado uma biópsia da próstata, para confirmar ou excluir a presença da doença
Dentre esses atendimentos quanto à saúde do homem, quais outras dicas o senhor dá?
Dr. Cesar Broska Jr.: Sobre dicas de saúde, não necessariamente relacionadas ao câncer de próstata, poderia enfatizar:
– Beba bastante água, se hidrate, pois essa medida simples protege o rim e ajuda a evitar pedras nos rins.
– Evite refrigerante e bebidas artificiais
– Não abuse do sal
– Pratique atividade física
– Evite o excesso de peso
– Evite ingerir muito líquido duas horas antes de dormir e evite bebidas à base de cafeína ou refrigerantes à noite, pois isso pode acordar e incomodar a pessoa durante o seu sono.
– Caso fume, pare imediatamente. O tabagismo, além das doenças de causas cardiovasculares, leva a disfunção erétil e é um grande fator de risco para câncer de rins e câncer de bexiga.
– Público jovem, não utilize medicações para disfunção erétil a não ser em caso de prescrição médica. O uso indiscriminado pode ter consequências sérias, como o priapismo (ereção prolongada e dolorosa) a qual pode resultar, paradoxalmente, em dificuldade para ereção.
Qual mensagem o senhor deixa à população masculina neste Novembro Azul?
Dr. Cesar Broska Jr.: Não tenha preconceito e procure o seu médico para aconselhamento sobre o câncer de próstata e também sobre outras doenças. O diagnóstico precoce é importante pois na fase inicial, a doença possui grandes chances de cura e controle o que muitas vezes não é possível numa doença avançada.
Leia também: Médico oncologista reforça importância do Centro de Oncologia da Unimed e Hospital Paranaguá