conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Unidade móvel Sesc Saúde Mulher realiza atendimentos em Morretes

A estrutura está instalada no pátio da Prefeitura de Morretes

Publicado

em

O Sesc Paraná e a Prefeitura de Morretes assinaram um convênio que beneficia mulheres do município com a oferta gratuita de exames preventivos de Câncer de Mama e de Colo de Útero. A unidade móvel Sesc Saúde Mulher está instalada no pátio da prefeitura e permanecerá no local para atendimentos até o dia 17 de abril.

O documento foi assinado pelo prefeito Sebastião Brindarolli Júnior, pelo diretor de Esporte, Lazer e Saúde em exercício, Lucas Chaves, representando o diretor regional do Sesc PR, Carlos Alberto de Sotti Lopes, e pela secretária de Saúde do município, Loana Conforto Ferreira.  “Hoje temos o Sesc Saúde Mulher em Morretes. Esse serviço itinerante já realizou mais de 20 mil exames gratuitos em todo o Paraná e impactou mais de 22 mil pessoas nas ações de educação em saúde”, pontuou Lucas Chaves.

O projeto é uma estratégia à elevada incidência de câncer de mama e do colo do útero no país, voltada para facilitar o acesso aos exames de rastreamento no município, onde esses exames são limitados, promovendo ações estratégicas, educacionais, participativas e transformadoras.

As mamografias serão ofertadas a mulheres de 50 a 69 anos, e os exames preventivos (citopatológicos) a quem tem de 25 a 64 anos de idade, conforme agendamentos prévios feitos pelas agentes de saúde do município. “No ano passado recebemos o OdontoSesc e, neste ano, mais esse projeto que vem beneficiar as mulheres do nosso município, de uma forma humanizada”, enfatizou o prefeito Júnior Brindarolli, colocando toda a equipe de Saúde à disposição para as demandas identificadas pelo projeto do Sesc Paraná.

No período devem ser ofertados aproximadamente 670 exames gratuitos, entre mamografias e citopatológicos, além de ações de educação em saúde em escolas municipais e estaduais da cidade. “Destaco a amplitude desse projeto que oferta exames gratuitos, mas também realiza as ações de educação em saúde para a nossa população”, considerou a secretária de Saúde, Loana Conforto Ferreira.

O projeto “Saúde Mulher” não se limita apenas ao aspecto físico, mas também promove a conscientização sobre a importância da saúde mental e emocional na unidade móvel, nas comunidades e nas escolas municipais e estaduais. “Meninas menores de idade com vida sexual ativa, que desejem realizar o preventivo, devem estar acompanhadas de um dos pais ou por um responsável maior de idade”, explicou a Prefeitura de Morretes.

Informações e agendamentos acontecem na Prefeitura de Morretes, Sala do Sesc, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Em alta

plugins premium WordPress