Ciência e Saúde

Unidade em Paranaguá ganha nome de jovem que lutou contra aplasia medular

Família de Marcos Vinícius Costa conta como foi receber a homenagem

olmn5f8h 1584424847

No dia 13 de dezembro, o parnanguara Marcos Vinícius dos Santos Costa, de 18 anos, faleceu vítima de aplasia medular, uma doença rara caracterizada pela produção insuficiente de células sanguíneas na medula óssea. Como homenagem a Marcos e sua família, que mobilizou a cidade e chamou a atenção para a importância da doação de medula óssea, a Unidade Avançada do Hospital Erasto Gaertner, em Paranaguá, recebeu seu nome.

A unidade foi inaugurada no dia 27 de janeiro com a presença de familiares de Marcos Vinícius, assim como amigos que o ampararam nos meses que antecederam sua partida. “O sentimento é de gratidão, mesmo em meio à dor da perda, saber que ele ficará eternizado aqui faz com que a gente se sinta acalentado”, frisou a mãe de Marcos, Cristina Wagner dos Santos.

foto3(41)

Família de Marcos mobilizou a cidade para importância da doação de medula óssea

O jovem ficou internado quatro meses desde a preparação para o transplante até o período pós-transplante. A mãe de Marcos relatou que ele lutou até o último dia. “Ele recebeu todo o tratamento possível, mas a doença foi muito severa. O transplante foi com a medula da irmã, Ana Beatriz, com 50% de compatibilidade. A medula pegou, mas devido ao seu corpo estar muito debilitado pelas quimioterapias, não teve resistência às bactérias”, contou.

Segundo ela, os profissionais que integram a equipe do Hospital Erasto Gaertner foram muito atenciosos, algo que deve ser replicado aos pacientes que serão atendidos na unidade em Paranaguá. “O atendimento no Erasto sempre foi de primeira qualidade com muita atenção e carinho dos colaboradores do hospital: médicos, enfermeiros, enfim, toda equipe. Posso dizer que meu filho teve todo suporte necessário e, principalmente, com muito amor”, evidenciou Cristina.

foto%202%20unidade%20avan%C3%A7ada

Amigos continuam campanha para ampliar cadastro de doadores de medula óssea

A mobilização continua

A campanha “Amigos do Marcos Vinícius” foi criada nas redes sociais para conscientizar a comunidade sobre a importância de fazer parte do cadastro de medula óssea e poder salvar vidas. A iniciativa fez com que muitas pessoas se dirigissem ao Hemepar em Paranaguá, onde retiraram uma pequena amostra de sangue.

Em julho de 2019, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) revelou um aumento no número de cadastro de doadores de medula óssea. A média mensal de 20 doadores subiu para 120.

“A intenção é continuarmos com a campanha, informando sobre as doações e sua importância. Estamos também nos unindo e ajudando outras pessoas que passam por esse processo. Continuamos ativos no Facebook e em grupo no WhatsApp. Neste ano, iniciaremos o projeto ‘Multiplicando Vidas’, que é uma homenagem ao meu filho Marcos Vinicius. Nossa intenção é, através de todas essas pessoas, amigos e família, multiplicar ações para o bem”, contou Cristina.

Você também poderá gostar

Unidade em Paranaguá ganha nome de jovem que lutou contra aplasia medular

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.