conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Unidade de Saúde realizará mutirão de exame preventivo para pacientes de Alexandra

Ação será no dia 26 de junho, das 9h às 16h

Publicado

em

No dia 26 de junho, as mulheres que moram em Alexandra terão uma oportunidade a mais para cuidar da saúde. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Elias Borges Neto irá disponibilizar acesso facilitado aos exames de preventivo, também conhecido como Papanicolau, para prevenção ao câncer do colo do útero.

“A ação terá início às 9h e se estenderá até às 16h, na unidade que fica instalada na Rua José Dores Camargo, S/N.º, em Alexandra. As mulheres deverão levar no dia alguns documentos que são necessários: Cartão SUS e comprovante de residência atualizado”, informa a Prefeitura de Paranaguá, em seu banner de divulgação.

De acordo com os profissionais da Saúde que atuam na UBS, todas as terças-feiras já ocorrem exames de preventivo para as pacientes do bairro, com atendimento das 8h às 11h e das 14h às 16h. O serviço é disponibilizado gratuitamente para mulheres de 18 a 50 anos de idade.

Há também a possibilidade de realizar solicitação para exame de mamografia para mulheres acima dos 50 anos.

EXAME PREVENTIVO

O exame preventivo, também conhecido como Papanicolau, é um exame ginecológico indicado para mulheres sexualmente ativas e que tem como objetivo avaliar o colo do útero, verificando se há sinais que indiquem infecção pelo HPV, vírus responsável pelo câncer de colo de útero, ou por outros microrganismos que podem ser transmitidos sexualmente.

O preventivo é um exame simples, rápido e que não causa dor e a recomendação é a de que seja realizado anualmente, ou de acordo com a orientação do ginecologista, por mulheres até os 65 anos.
De acordo com Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV (chamados de tipos oncogênicos). O exame preventivo é indicado para mulheres que já iniciaram a vida sexual e é recomendado que seja realizado até os 65 anos, além de ser recomendado que seja feito anualmente.