Ciência e Saúde

Unidade Avançada do Erasto Gaertner completa um ano de funcionamento em Paranaguá

“É uma data muito feliz para Paranaguá. Há um ano o sonho se tornou realidade”, comemora o prefeito Marcelo Roque (Foto: Prefeitura de Paranaguá - Secom)

Unidade Avançada do Erasto Gaertner completa um ano de funcionamento em Paranaguá

Unidade Avançada do Erasto Gaertner completa um ano de funcionamento em Paranaguá

Local teve mais de seis mil procedimentos

Na manhã de quarta-feira, 27, um café da manhã oferecido aos funcionários do Hospital Erasto Gaertner marcou as comemorações de um ano da inauguração da Unidade Avançada em Paranaguá. “É uma data muito feliz para Paranaguá. Há um ano o sonho se tornou realidade. É um momento de comemoração e agradecimento aos colaboradores que atuam na unidade do Erasto em Paranaguá pelo trabalho que realizam aqui com os pacientes”, declarou o prefeito Marcelo Roque, acompanhado da primeira-dama, Amanda Roque. Ele enfatizou o carinho e atenção com que os funcionários trabalham com as pessoas que estão em tratamento contra o câncer e seus familiares.

“Trazer o Erasto para o município foi um trabalho árduo, mas recompensador. Foram mais de dois anos de tratativas, adequação do espaço e contratação dos profissionais e, felizmente, o resultado positivo está aí”, detalha o prefeito. Além de Curitiba, no Paraná apenas outras duas cidades contam com unidades avançadas: Paranaguá e Irati.

Na Unidade Avançada em Paranaguá são oferecidos serviços oncológicos à população, cerca de 65% dos pacientes que faziam tratamento em Curitiba não precisam mais subir a serra. A unidade realiza aproximadamente 180 infusões de quimioterapia/mês, além de outros 60 atendimentos a pacientes com quimioterapia oral. Mesmo em temos de pandemia, de janeiro a dezembro do último ano foram 6.598 procedimentos realizados, 1.131 consultas com cancerologista e oncologista clínico, 1.886 consultas e avaliações com equipe multiprofissional, 368 pacientes que fizeram quimioterapia infusional e outros 311 pacientes com quimioterapia oral subcutânea.

A administração municipal investiu R$ 500 mil na adequação do prédio, além de um milhão na aquisição de equipamentos e o custeio de 2,5 milhões por ano, sendo R$ 200 mil mensais em insumos e pessoal.

“É gratificante poder fazer algo que beneficia o próximo. Fazer o tratamento contra o câncer em sua cidade, mais perto de casa, dos familiares e em um ambiente que o paciente já vive, é mais tranquilo para ele e auxilia nesse tratamento”, observa a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

Ela lembra que antes os pacientes precisavam se dirigir a Curitiba para receber o tratamento. Muitas vezes saindo muito cedo e retornando apenas ao anoitecer. “Agora eles podem realizar o tratamento aqui, com toda a qualidade oferecida pelo Erasto e retornar para casa em seguida”, ressalta a secretária.

Quando é necessário ir até Curitiba para algum tratamento específico, há disponibilizado o serviço de Tratamento fora de Domicílio (TFD) fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde. As pessoas recebem ainda um “kit lanche” composto por fruta, suco, bolacha, entre outros itens para auxiliar na primeira alimentação dos pacientes e acompanhantes já que a saída de Paranaguá ocorre já nas primeiras horas do dia.

A unidade recebeu o nome de Marcos Vinícius dos Santos Costa, homenagem ao jovem parnanguara que faleceu vítima de aplasia medular. Além disso, o espaço conta com homenagens a Yossef dos Santos, Edna Maria Garcia Domingues, Máximo Ramos dos Santos e Fátima Emídio da Silva.

O presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Santos, acompanhou a solenidade comemorativa e destacou a importância da unidade avançada em Paranaguá. “É com muita alegria que acompanhamos a evolução até findarmos neste resultado tão bonito. Parabenizamos o prefeito Marcelo Roque, a todos do Erasto e demais envolvidos nessa conquista. Ficamos felizes em ver que hoje podemos atender em Paranaguá as pessoas que lutam contra o câncer”, disse o vereador.

O supervisor da Unidade de Paranaguá, Fernando Miguel, vê a parceria com a saúde pública em Paranaguá como fundamental. “O sucesso desse trabalho vem justamente pela parceria. A confiança do prefeito e da família do Erasto foi fundamental para o resultado tão positivo”, avalia.

“O ano de 2020 foi bastante desafiador, mas com a estruturação de um plano de enfrentamento à Covid-19, semelhante ao implantado em Curitiba, conseguimos manter os atendimentos com segurança para os pacientes e profissionais da linha de frente”, ressalta a diretora de Operações da Liga Paranaense de Combate ao Câncer (LPCC), Janaina Ibrahim.

Conforme a diretora, são centenas de famílias que mensalmente são beneficiadas diretamente. “Elas não precisam mais se deslocar centenas de vezes à capital, em busca de um tratamento especializado. A unidade realiza diversos procedimentos. Entre eles, a primeira avaliação com cancerologista, consultas com oncologista clínico, farmacêutico, enfermeiro e nutricionista. Na unidade também são realizados pequenos procedimentos como curativos, troca de sondas e manutenção de cateteres. Exames laboratoriais e preventivos garantem o suporte e apoio necessário para o seguimento da quimioterapia”, cita.

A estruturação de campanhas voltadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer, desenvolvidas especialmente para as necessidades da comunidade local também são o foco de atuação. “A unidade está estruturada para dobrarmos o volume de atendimentos. Os pacientes devem ter acesso aos cuidados especializados rapidamente, isso faz toda a diferença no prognóstico e desfecho do tratamento”, frisa Janaína Ibrahim.

O evento contou com a participação do vice-prefeito, Borba, e da primeira-dama Amanda Roque.

Fonte: Prefeitura de Paranaguá – Secom

Leia também: Unidade Avançada do Erasto Gaertner completa um ano de funcionamento em Paranaguá

Unidade Avançada do Erasto Gaertner completa um ano de funcionamento em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.