Ciência e Saúde Dia da Mulher Mulher

Um em cada dez casos de infarto vitima mulheres

Atenção à saúde deve se primordial para evitar doenças

fm41sgpl 1584471241

Várias pesquisas apontam que as mulheres vão mais ao médico que os homens. Mas a saúde feminina precisa ser amplamente divulgada devido à importância da prevenção para evitar doenças que acometem o público feminino. De acordo com a enfermeira Legiane Bortoli, que trabalha na área há 15 anos, com base na sua atuação, observou que de forma geral as parnanguaras procuram estar sempre em dia com seus exames anuais. No entanto, ainda há muito a melhorar.

Isso se deve, segundo a profissional, a um preconceito criado sobre o exame Papanicolau, que verifica infecções e alterações nas células do colo do útero. “Na verdade, orienta-se que ao menos uma vez ao ano a mulher procure um médico e faça exames para ver como está sua saúde em geral. Mas o principal seria o Papanicolau anual e o autoexame das mamas mensalmente, após sete dias do fim da menstruação”, disse Legiane.

Para isso, é importante que as mulheres estejam atentas aos cuidados de acordo com a sua faixa etária. Após a primeira menstruação, a menina deve ir a um ginecologista para receber orientações. “É preciso também que as mães conversem e orientem sobre as mudanças corporais e sobre sexualidade e, principalmente, sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e que as meninas tomem a vacina do HPV que previne contra os tipos 6, 11, 16 e 18 de Papiloma Vírus”, informou a enfermeira.

Já na vida adulta, o mais relevante é manter esse acompanhamento no ginecologista uma vez ao ano e manter uma alimentação saudável e algum tipo de atividade física. “Além disso, para a prevenção de doenças, é preciso fazer o preventivo todos os anos e o autoexame das mamas”, frisou Legiane.

Em outro período da vida, durante a menopausa, a principal orientação é para que elas procurem um médico e façam a reposição hormonal, caso seja necessário. “Após os 50 anos, a mamografia é gratuita e, antes disso, se a mulher tiver alguma alteração ou mãe, irmã ou avó materna que tenha tido câncer de mama”, lembrou a profissional. Tudo atrelado sempre a uma alimentação balanceada e à prática de algum exercício. “É importante que a mulher previna-se, pois prevenção é um ato de amor”, completou Legiane.

 

DOENÇAS CARDÍACAS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que em todo o mundo, 30% dos óbitos globais estão relacionados a doenças cardiovasculares, que envolvem enfermidades do sistema circulatório, incluindo o coração e os vasos sanguíneos.

No Brasil, 20% das mortes são ocasionadas por doenças cardiovasculares em pessoas com mais de 30 anos. O risco pode ser determinado pela alimentação desregrada, estilo de vida de cada indivíduo. De acordo com o Ministério da Saúde, em cada dez casos de infarto, quatro acometem mulheres. Na década de 70, apenas um a cada dez casos atingia o sexo feminino. Por isso, uma vida saudável e menos estresse podem colaborar para a prevenção.

 

Foto: Ilustração

Você também poderá gostar

Um em cada dez casos de infarto vitima mulheres

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.