Ciência e Saúde

UBS da Serraria do Rocha será reconstruída com padrões modernos para melhorar o atendimento à população

Anúncio foi feito através da Secretária Municipal de Saúde.

WhatsApp Image 2025 08 05 at 10.28.18 1

A obra será totalmente financiada pelo Governo Federal, com investimento de R$ 3.737.924,66. Foto: Folha do Litoral News

A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Serraria do Rocha “Domingos Lopes do Rosário”, que atualmente atende cerca de 12 mil moradores em Paranaguá, será reformada e ganhará uma nova estrutura. O anúncio foi feito pela Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O projeto integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e tem previsão de duração de até 12 meses.

A secretária municipal de Saúde, Patrícia Scacalossi, explica que a nova UBS seguirá os padrões preconizados pelo Ministério da Saúde (MS), oferecendo uma estrutura moderna, acolhedora e com novos espaços de atendimento à comunidade.

WhatsApp Image 2025 08 05 at 10.28.19 2 1
“A unidade básica que existe hoje será demolida e no lugar será construída uma nova, com salas diferenciadas”, afirma a secretária municipal de Saúde, Patrícia Scacalossi. (Foto: Folha do Litoral News).

“A unidade básica que existe hoje será demolida e no lugar será construída uma nova, com salas diferenciadas, como para amamentação, atendimento específico à mulher, como a Sala Lilás, voltada à vítima de violência, e possivelmente espaços como horta comunitária e área para atividades físicas leves”, destacou Patrícia.

A obra será totalmente financiada pelo Governo Federal, com investimento de R$ 3.737.924,66. Segundo a secretária, a nova unidade foi contemplada dentro do PAC.

Locais para atendimento

Durante o período de construção, os atendimentos da UBS Serraria do Rocha serão realocados para outras unidades de saúde, garantindo que a população não fique desassistida. A diretora das UBS de Paranaguá, Jéssica Teixeira, detalhou como será feita essa realocação. 

WhatsApp Image 2025 08 05 at 10.28.19 1 1
A diretora das UBS de Paranaguá, Jéssica Teixeira, detalhou como será feita a realocação durante a construção da unidade para outros postos de saúde. (Foto: Folha do Litoral News).

“A UBS conta com três equipes de Saúde da Família. Uma delas já começou a ser acolhida pela Unidade de Saúde da Vila Guarani, com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e equipe administrativa. As outras duas equipes serão transferidas para a UBS do Leblon, com o mesmo suporte completo”, afirmou Jéssica.

Mesmo com a redistribuição das equipes, os agentes comunitários de saúde permanecerão atuando no território da Serraria do Rocha. Eles continuarão fazendo visitas domiciliares e mantendo o vínculo com as famílias atendidas.

“Os agentes vão permanecer dentro do território, visitando os moradores, acompanhando casos e articulando semanalmente com as equipes que estarão nas unidades de apoio. Assim, conseguimos manter a assistência e a continuidade do cuidado”, reforçou Jéssica.

A Prefeitura de Paranaguá garante que a população da região será atendida com qualidade durante todo o período de obras e que a nova estrutura trará mais conforto, humanização e capacidade de atendimento à comunidade da Serraria do Rocha.


UBS da Serraria do Rocha será reconstruída com padrões modernos para melhorar o atendimento à populaçãoAvatar de Maickon Chemure

Maickon Chemure

Formado em Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2024 como Repórter Policial, além de produções audiovisual. Atua há 16 anos na área de reportagem. Exerce as suas atividades na Folha do Litoral News como coprodutor (PJ).

Você também poderá gostar