Uma das ações da campanha “Dezembro Vermelho” será a realização de testes rápidos de HIV em vários bairros de Paranaguá. O objetivo da campanha é chamar a atenção da população sobre a importância de prevenir e combater o vírus HIV.
A programação preventiva se estende durante todo o mês, sendo realizada pelo Centro de Testagem de Aconselhamento (CTA), o qual fica localizado no Hospital João Paulo II. O CTA faz o diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes soropositivos em HIV e também as hepatites virais.
Em número de casos, Paranaguá está na 9.ª posição no Brasil e em 1.º no Paraná em incidência, com 4.600 casos. Para as equipes que atuam no setor, este resultado mostra que as pessoas estão se conscientizando e fazendo o exame para saber sua condição, e com isso passam a ter atitudes preventivas.
O trabalho segue as metas da Unaids, que é a organização que atua na causa em todo mundo. No CTA de Paranaguá todos os funcionários estão trabalhando com as camisetas que trazem os números 90%. Esta é uma referência à meta da Unaids, a qual tem como objetivo: de que até 2020, 90% das pessoas vivendo com HIV estejam diagnosticadas; que destas, 90% estejam em tratamento; e 90% das pessoas neste grupo tenham carga viral indetectável.
De acordo com a equipe de profissionais do CTA, uma maneira de ajudar a atingir o primeiro “90” da meta (diagnosticar 90% dos casos até 2020) é ampliar o autoteste.
“É justamente esse nosso trabalho no Dezembro Vermelho, descobrir e tratar. Por isso estamos reforçando nossa campanha que, na verdade, existe o ano inteiro, para que façam os testes e levem os amigos. O preconceito é uma doença e a informação é a cura”, destacou Carla Pires Neri, coordenadora do CTA.
Os testes serão realizados no dia 4 no CTA (Hospital João Paulo II) pela manhã e tarde, no dia 5, no posto do Jardim Araçá, dia 6 no posto da Vila Guarani, dia 7 no CTA, dia 8 no posto da Ilha dos Valadares, dia 11 no CTA, dia 12 no posto da Vila do Povo, dia 13 no Posto do Bangu, dia 14 no posto do Jardim Iguaçu, dia 15 no posto do Santos Dumont, dia 18 no CTA e dia 19 na colônia Maria Luiza.