Atendendo às orientações dos órgãos de saúde para conter a disseminação do Coronavírus, a Associação dos Terminais do Corredor de Exportação (ATEXP) divulgou que as empresas associadas estão aplicando medidas preventivas neste momento que exige a conscientização de toda a sociedade.
Atualmente, integram a Atexp as empresas: AGTL, AOCEP, Cargill, Centro Sul, Cimbessul, Coamo, Cotriguaçu, Interalli, LDC e Rocha. Segundo a Associação, nem todas as atividades nas empresas podem ser paralisadas, no entanto, todas as providências têm sido tomadas para evitar o contágio da doença pelos trabalhadores.
Desta forma, as reuniões presenciais foram canceladas. As recomendações dos terminais são para evitar aglomerações, usar o álcool em gel e reforçar a limpeza nos escritórios e refeitórios e demais locais onde há grande fluxo de pessoas. Todos os terminais adotaram as recomendações descritas abaixo.
Medidas preventivas eficazes
Higienização frequente das mãos, lavando com água e sabão; utilização de álcool 70% nas mãos; somente tocar olhos, boca e nariz após lavar as mãos; cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir com o interior do braço dobrado ou lenço descartável; não compartilhar copos, toalhas e objetos de uso pessoal; evitar contatos físicos: beijos, abraços e apertos de mãos; evitar aglomerações nas áreas comuns, como áreas de café, refeitórios e cantinas; e manter os ambientes sempre ventilados.
Procedimentos administrativos
Viagens para outros Estados ou países somente deverão ocorrer em situações de extrema necessidade para a companhia; reuniões, eventos ou visitas nas dependências das empresas com a participação de público externo deverão ser suspensas ou evitadas; visitas a empresas ou participações em eventos deverão ser suspensas ou evitadas; eventos internos, encontros técnicos e outros devem ser suspensos até reavaliação dos impactos da pandemia; e em reuniões presenciais indispensáveis, deverão ser reforçados os procedimento de prevenção.