Ciência e Saúde

Temperaturas mais baixas agrava situação dos estoques dos bancos de sangue

Unidade do Hemepar em Paranaguá pede ajuda da população

0mrb4is1

A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Paranaguá do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) necessita de doadores de sangue. Tradicionalmente, neste período do ano, com temperaturas mais baixas, as doações costumam cair, o que exige que as unidades chamem a comunidade para manter os estoques.

A assistente social da Unidade de Coleta e Transfusão de Paranaguá, Nádia Cristina Tadra, afirmou que as doações caem muito nesta época e ressaltou a importância de a população fazer esse gesto de solidariedade. “Precisamos de doadores. Agora, mais do que nunca, precisamos que as pessoas entrem em contato para agendar pelo telefone que também atende pelo Whatsapp, o (41) 3420-6663, para que possamos fazer os agendamentos e atender a todos”, disse Nádia.

sphc j53
A unidade do Hemepar em Paranaguá é a única no litoral do Paraná

Segundo ela, algumas empresas da região têm realizado agendamentos para levar os colaboradores até a unidade. “Mas, ainda precisamos que outras empresas se mobilizem e façam campanhas. Eu teria que ter ao menos uma empresa por semana no Hemepar ou por mês, dessa forma nunca faltaria”, destacou Nádia.

A unidade do Hemepar em Paranaguá é a única no litoral do Paraná e atende na Av. Gabriel de Lara, n.º 657, bairro João Gualberto, ao lado da 1.ª Regional de Saúde.

A doação, após realizado o agendamento e comparecimento na unidade, dura cerca de uma hora. No dia de doar é importante que o doador esteja descansado e alimentado, evitando alimentos gordurosos quatro horas antes. O doador é cadastrado no sistema, passa por triagem clínica e faz um exame de sangue rápido para garantir que não tem anemia. Se os critérios forem atendidos, é encaminhado para a retirada da bolsa de sangue. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), o ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano. 

Hemepar

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) é uma unidade da Sesa. É responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná.

É uma entidade sem fins lucrativos e atende a demanda de fornecimento de sangue e hemoderivados do Estado graças às doações dos voluntários. A doação é o único modo de salvar a vida de milhares de pessoas, pois não há substituto para o sangue.

Medula óssea

O doador de sangue também pode fazer o cadastro para ser doador de medula óssea. Os dados são inseridos no Registro de Dadores de Medula Óssea (Redome) e, quando é apontada a compatibilidade, o doador é chamado para exames confirmatórios. 

Se confirmada a compatibilidade, o doador seguirá para o transplante, que pode ser feito por punção no osso ilíaco ou por coleta de sangue periférico. A regeneração no organismo do doador acontece após 15 dias. 

Com informações da Sesa

Você também poderá gostar

Temperaturas mais baixas agrava situação dos estoques dos bancos de sangue

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Temperaturas mais baixas agrava situação dos estoques dos bancos de sangueAvatar de Redação

Redação