O mês de outubro é marcado mundialmente pela campanha “Outubro Rosa”, que é dedicada à conscientização sobre a prevenção e o combate ao câncer de mama. Em Paranaguá, a TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres, promoveu uma ação especial voltada para a causa, unindo solidariedade, informação e cuidado com a saúde.
Na manhã desta quarta-feira (1.º), quatro colaboradoras da TCP cortaram e doaram seus cabelos ao Instituto Peito Aberto, organização sem fins lucrativos que apoia mulheres em tratamento contra o câncer em Paranaguá e em todo o litoral do Paraná. As mechas serão encaminhadas à Oficina de Perucas do Instituto, que já produziu gratuitamente mais de 350 perucas para pacientes em tratamento.

O evento foi realizado das 10h às 12h, e no período da tarde, contou com uma palestra do Instituto Peito Aberto, abordando prevenção, autocuidado e os tratamentos disponíveis para pacientes com câncer de mama.
Segundo Kamille Maynardes Simas, coordenadora de saúde da TCP, a iniciativa representa mais do que um gesto simbólico. “Para nós, é um motivo de grande alegria fazermos parte desse movimento, porque reafirma o compromisso da TCP com saúde, conhecimento e solidariedade. Hoje iniciamos com o corte de cabelo e palestras, mas durante todo o mês as colaboradoras poderão participar de ações, doar cabelos, lenços e materiais de higiene pessoal. Nosso objetivo é fomentar informação, autocuidado e disseminar isso entre todo o público da TCP”, afirma.
Kamille destacou ainda o engajamento das mulheres na empresa. “Hoje contamos com cerca de 400 colaboradoras. Foi uma grande surpresa perceber quão solidário é o nosso público. As meninas se colocaram à disposição para cortar o cabelo, algo que mexe com a autoestima, em um ato de solidariedade e amor”, afirma.

Paciente destaca importância da ação
A paciente e voluntária do Instituto Peito Aberto, Cláudia Xavier, comentou sobre a importância da parceria com a TCP. “É uma parceria maravilhosa. As pacientes, geralmente, quando entram em tratamento, perdem os cabelos, o que afeta a autoestima. Com essa ação, sentimos orgulho da empresa e alegria em saber que ela ajuda as mulheres a manterem a autoestima durante o tratamento”, afirma.
Cláudia também explicou a relevância do trabalho do Instituto, especialmente durante o Outubro Rosa. “Em outubro, enfatizamos ainda mais a prevenção. Realizamos palestras em empresas, escolas e igrejas para alcançar o maior número de mulheres possível. A prevenção é tudo: quanto mais cedo detectamos, mais leve e eficaz é o caminho para a cura”.
Colaboradoras do TCP

Entre as colaboradoras participantes, Lidiane de Souza Moreira, jovem aprendiz e doadora de cabelo, falou sobre sua experiência. “A TCP traz essa pauta de conscientização para dentro da empresa, envolvendo mais de 400 mulheres. Doar cabelo é mais do que um gesto, é participar da história de outra pessoa. Já tinha doado antes e, para mim, é sempre um ato voluntário e espontâneo”, ressalta.

A ação contou ainda com o apoio do salão de beleza Rosiane Pivatto, parceiro da iniciativa. Rosiane, proprietária do espaço, ressaltou a emoção do momento. “É muito gratificante conhecer a ação do pessoal do Peito Aberto e emocionante também estar dentro de uma empresa como a TCP. É emocionante ouvir histórias e perceber o impacto positivo desse gesto para as mulheres”, finaliza.