conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Surto de meningite no Oeste do Paraná chama a atenção para as baixas coberturas vacinais

Índices estão abaixo da meta de vacinação no litoral do Paraná

Publicado

em

Foto: Sesa

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) confirmou um surto de meningite bacteriana (meningo C) no município de Quatro Pontes, no Oeste do Estado. Com isso, foi realizada uma ação emergencial para aplicação de vacinas. Até a segunda-feira, 10, foram quatro casos confirmados da doença, sendo três pessoas (um homem de 64 anos e duas mulheres de 55 e 53 anos) do município de Quatro Pontes, e uma mulher (de 19 anos) de Toledo. Todos os confirmados estiveram em uma festa junina no dia 10 de junho.

O surto da doença chama a atenção para as baixas coberturas vacinais no Estado e no País. A 1.ª Regional de Saúde de Paranaguá, responsável pelos sete municípios do litoral do Paraná, informou que a vacina meningocócica ACWY (Conjugada) foi incorporada no Calendário Nacional de Vacinação dos adolescentes de 11 e 12 anos de idade em 2020. A meta de cobertura para essa vacina é de 80%. 

“Diante das evidências positivas do uso dessa vacina como reforço na adolescência e do cenário de baixas coberturas vacinais, situação que se agravou a partir de 2020 com a pandemia da Covid-19, esta Coordenação Nacional do Programa de Imunização disponibilizou temporariamente até dezembro de 2023 a vacina meningocócica ACWY (Conjugada) para adolescentes de 13 e 14 anos de idade. Esta medida tem por finalidade a proteção contra a Doença Meningococica pelos sorogrupos A, C, W e Y, além de otimizar o uso das doses da referida vacina, em virtude do baixo consumo desta vacina nos últimos anos, e da existência de quantitativo de doses da mesma”, disse a diretora da 1.ª Regional de Saúde, Carmen Cristina Moura dos Santos.

Segundo ela, os dados da vacinação são registrados em tempo real, no sítio eletrônico e-SUS APS para a unidade de Saúde da Atenção Primária e no Sistema de Informação do PNI para os demais estabelecimentos que realizam a vacinação. Diante disso, é possível o acompanhamento da vacinação meningocócica ACWY por unidade federada, município e faixa etária. 

A cobertura vacinal da vacina meningocócica C parcial do ano de 2023 no litoral do Paraná é 40,22%, referente aos meses de janeiro até junho de 2023
Foto: Agência Saúde

Casos e cobertura vacinal

“Na região do litoral, em 2022, tivemos 1 caso de meningite meningocócica confirmado e sete casos de meningites de outros agentes etiológicos. A cobertura vacinal da vacina meningocócica C parcial do ano de 2023 na 1.ª Regional de Saúde é 40,22%, referente aos meses de janeiro até junho de 2023”, declarou Carmen.

A vacina ACWY que também combate outros tipos de meningite (tipos A,C,W,Y), possui a cobertura de 43,01% para igual período na região do litoral do Paraná.

“Cabe ressaltar que a cobertura vacinal adequada protege toda a população, até mesmo os não vacinados ou os mais suscetíveis a formas graves da doença. Por isso a importância de manter a vacinação em dia e as coberturas dentro das metas preconizadas pelo Ministério da Saúde”, ressaltou a diretora da 1.ª Regional de Saúde.

Doença e sintomas

A meningite bacteriana é transmitida por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Para evitar a transmissão, a Sesa orienta que os ambientes estejam sempre ventilados com janelas e portas abertas. Ao tossir ou espirrar deve-se cobrir o nariz e a boca com lenço de papel ou com o antebraço, manter as mãos limpas e fazer o uso constante de álcool em gel. Além disso, evitar o compartilhamento de copos e talheres.

Os principais sintomas da doença são dor de cabeça, rigidez da nuca, febre, náuseas, vômitos, e pode apresentar manchas na pele.  Em crianças menores de um ano os sintomas clássicos podem não ser tão evidentes e elas podem apresentar irritabilidade e choro persistente. Essas manifestações podem surgir entre dois a 10 dias após o contágio (período de incubação) mas ocorrem principalmente entre três a quatro dias.

Com informações da Sesa

Em alta

plugins premium WordPress