Ciência e Saúde

Samu realiza 99 atendimentos nas praias durante o Carnaval

Serviço atendeu a alta demanda em todo o litoral

8fsrsu k 1584471896

De sexta-feira, 24 a terça-feira, 28, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu, somente nas praias do Paraná, 99 ocorrências. Se contabilizados os atendimentos nas demais cidades no litoral, o número passou de 100.

Segundo a diretora de Enfermagem do Samu, Legiane Bortoli, o número de atendimentos foi relativamente grande. “Lamentavelmente nesses dias de Carnaval ocorreram vários acidentes, afogamentos, uma pessoa que foi atingida por raio, agressões e ferimentos por arma de fogo e arma branca. Destas ocorrências ocorreram alguns óbitos infelizmente”, detalhou a profissional.

Legiane disse ainda que todas as equipes estavam trabalhando e que todas as vítimas foram atendidas. “As equipes de todo o litoral estavam completas e com todas as ambulâncias funcionando plenamente. Felizmente todos os chamados foram atendidos, e várias vítimas foram encaminhadas ao Hospital Regional do Litoral”, informou a profissional, lembrando que em alguns casos o óbito aconteceu no local.

O diretor de Divisão de Transporte e Logística do Samu, Giovane Gonçalves afirmou que durante a temporada e feriados prolongados, o número de atendimentos sempre aumenta. “O número de pessoas no litoral aumenta significativamente, e com isso, acaba também aumentando o número de acidentes, afogamentos, entre outras situações”, observou. “Em Paranaguá foi um pouco mais tranquilo e o maior número de chamadas estava relacionado à bebida alcoólica em excesso, pessoas em coma alcoólico. O maior número de acionamentos relacionados a essas situações ocorre nos dias do Banho a Fantasia e Desfile dos Blocos de Sujos", ressaltou Gonçalves, lembrando também dos casos de brigas, agressões, entre outros problemas após o consumo excessivo de bebida alcoólica pelos foliões.

Com relação às ambulâncias, Gonçalves informou que todas estão disponíveis para atendimento. “Todos sabem que no passado houve problemas com falta de ambulância e veículos sucateados, mas graças a Deus nesta nova gestão todas foram recuperadas e contamos até mesmo com ambulância reserva em Paranaguá e outra emprestada para outro município. Esse foi um avanço muito grande para não deixar o litoral desguarnecido. Agora todos os equipamentos estão funcionando, temos uma equipe satisfeita trabalhando”, salientou.

Gonçalves e Legiane agradeceram a parceria com o Hospital Regional do Litoral que durante o Carnaval trabalhou sem deixar a população desamparada. “Foi feito um planejamento para o atendimento durante o Carnaval. Como Paranaguá, Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba contam com UTI Móvel avançada, ficou acertado com o Hospital Regional que se chegasse vítima grave, afogamento, AVC, infarto ou outras situações graves, a vítima seria encaminhada ao hospital e dependendo da situação, após avaliação pela equipe médica, seria encaminhada ao Hospital Nossa Senhora do Rocio, em Campo Largo, para não superlotar o local já que no Carnaval o número de atendimentos aumenta”, contaram.

 

Urgência e Emergência

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo a morte.  Trata-se de um serviço pré-hospitalar,  que visa a conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.

O Samu 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número 192 e acionado por uma Central de Regulação das Urgências. O Samu realiza os atendimentos em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, e conta com equipes que reúnem médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

Legiane Bortoli trabalha na área de enfermagem há 15 anos, nove em hospitais, e oito em pronto socorro. Pós graduanda em Urgência e Emergência e Enfermagem do Trabalho é a atual diretora de enfermagem no Samu. Segundo Legiane, cada caso é tratado de uma forma diferente dependendo do chamado. “Cada caso tem suas diferenças de atendimento no local, pois depende da patologia”, informou.

A profissional explicou que o Samu conta com ambulâncias de suporte básico e de suporte avançado que são encaminhadas conforme a necessidade da vítima. “O paciente entra em contato pelo 192 e é acionada a ambulância. Temos a ambulância Bravo que é de suporte básico e segue para o local com o motorista socorrista e o técnico em enfermagem, e a ambulância Alfa de suporte avançado que segue ao local com o motorista socorrista, o médico e o enfermeiro”, detalhou.

Legiane disse ainda que muitas pessoas já entenderam como funciona o Samu, mas algumas ainda confundem a real função do serviço. “Nem todas as pessoas sabem a real função do Samu. Algumas telefonam para o 192 para fazer transporte, por exemplo”, lamentou. “O Samu é voltado para situações de urgência e emergência”, frisou a profissional, ressaltando que os atendimentos são diversos, contudo o que mais gera chamada atualmente é o trauma. “De forma geral, por mês, o Samu realiza em torno de dois mil atendimentos”, informou.

Você também poderá gostar

Samu realiza 99 atendimentos nas praias durante o Carnaval

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Samu realiza 99 atendimentos nas praias durante o CarnavalAvatar de Redação

Redação