Ciência e Saúde

Sábado é Dia D de vacinação contra o sarampo e influenza em Paranaguá

Unidades básicas de saúde estarão abertas para atender ao público alvo das duas campanhas

imvhyjo3

Neste sábado, 30, as unidades básicas de saúde estarão abertas das 9h às 16h para o Dia D contra o sarampo e contra a gripe. São duas campanhas nacionais ativas que pretendem vacinar o maior número de pessoas que fazem parte do público preconizado pelo Ministério da Saúde.

SARAMPO

Podem se vacinar neste momento, os profissionais de saúde e crianças de 6 meses a 4 anos.

Em 2015, o Brasil havia registrado os últimos casos autóctones de sarampo e em 2016, recebeu a certificação da eliminação do vírus endêmico. Não houve confirmação de casos da doença nos anos de 2016 e 2017. Entretanto, em 2018, o vírus do sarampo foi reintroduzido no país, ocasionando um surto com 9.325 casos. No ano de 2019, 12 meses após a reintrodução mencionada, o vírus do sarampo continuava com transmissão ativa e a circulação endêmica da doença foi restabelecida no Brasil. Em 2019, 2020 e 2021, até a Semana Epidemiológica (SE) 52, foram confirmados 20.901, 8.448 e 668 casos de sarampo, respectivamente (Figura 1). Esta situação evidencia a necessidade de esforços para a interrupção da circulação viral e assim ser possível pleitear a recertificação de país livre do sarampo.

GRIPE

Podem se vacinar neste momento profissionais de saúde e pessoas com mais de 60 anos.

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A vacinação contra a influenza permitirá, ao longo do ano, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença e óbitos, minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, que podem ser confundidos com os da covid-19, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.

Fonte: Prefeitura de Paranaguá/Secom

Você também poderá gostar

Sábado é Dia D de vacinação contra o sarampo e influenza em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.