conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Sábado é Dia D de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo

Unidades básicas de saúde estarão abertas das 8h às 17h (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Publicado

em

Sábado é Dia D de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo

No sábado, 28, as unidades básicas de saúde estarão abertas das 8h às 17h para aplicação de vacinas contra a Poliomielite e o Sarampo, em Paranaguá. A vacina contra a Poliomielite é indicada para crianças com idade de um a cinco anos.

A população também poderá aproveitar a oportunidade para colocar em dia a sua carteira de vacinação. Por isso, a recomendação é para que todos levem a carteira para que as equipes verifiquem as vacinas que ainda precisam ser aplicadas.

“A Poliomielite é uma doença grave e pode deixar sequelas como a paralisia dos membros inferiores. Até o início desta semana, foram vacinadas 3.401 crianças menores de cinco anos”, informou a Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá.

Sarampo

A Campanha Nacional contra o Sarampo iniciou em março de 2020. No entanto, a procura nas unidades pelo público-alvo ainda é baixa. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá, até o início desta semana foram vacinadas 1.563 pessoas com idade entre 20 e 49 anos, que é o público preconizado.

“Pessoas de outras idades também receberam a vacina contra o sarampo, somando um total de 3.471 pessoas vacinadas. O Sarampo é uma doença que pode deixar sequela ou mesmo ser fatal. A vacina é gratuita e a forma efetiva de evitar a doença”, evidenciou a secretaria.

Secretário reforça chamamento

O secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto, fez um vídeo no qual reforça o chamamento para que os pais levem as crianças menores de cinco anos para tomarem a dose contra a Poliomielite neste sábado. 

“Atenção, Paranaguá, quero deixar um recado aos pais e mães das nossas crianças até cinco anos. Neste sábado, a Secretaria Municipal de Saúde estará promovendo o Dia D da vacinação contra a Poliomielite. Precisamos muito que vocês levem as crianças até as unidades básicas de saúde. A vacinação contra a pólio é um esforço de todos nós, mas antes de tudo é um direito da criança. Além de ser um direito é um ato de amor, de solidariedade humana. Contamos com vocês”, disse o secretário Beto Preto.

Com informações da Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá

Leia também: Crianças precisam ser vacinadas contra pólio e demais doenças graves

plugins premium WordPress