O Rotary Paranaguá Rocio, clube com mais de 50 anos de atividades na cidade, está realizando o projeto “Salvar Vidas está no sangue”, em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro. O projeto é realizado em parceria com o Hemepar Paranaguá, que atende todos os sete municípios do litoral, com apoio de outros clubes da região.
“Eu, primeiramente, tenho que agradecer, porque foi crucial a ajuda do Rotary Club de Paranaguá Rocio. Acho que sem essa ajuda nem teria essa campanha, pois a gente estava necessitando e até o lanche foi trazido, a doação das cadeiras para a sala de espera, as faixas de divulgação, os certificados para o doador de sangue. Nossa, ajudou demais, deu uma diferença enorme, além dos contatos e parcerias, tudo está sendo maravilhoso”, destacou a assistente Social do Hemepar Paranaguá, Nádia Cristina Tadra.
O Rotary Club de Paranaguá Rocio destaca que o projeto está sendo realizado na Semana do Doador de Sangue, de 20 a 25 de novembro. O doador voluntário recebe um kit lanche e um certificado personalizado. “O Rotary apoia o Hemepar nessa semana importante para o doador. Nós do Rotary realizamos trabalhos voluntários na cidade e para doar sangue a pessoa também tem que ser voluntária, ou seja, está dentro das nossas atividades. Realizar uma campanha como essa é pensar no próximo, já que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas”, disse o presidente do Rotary Club de Paranaguá Rocio, Alex Vizine.
AGENDAMENTO DA DOAÇÃO
O Hemepar, com o apoio do Rotary, reforça o pedido de urgência para a doação de sangue no Litoral do Paraná, de qualquer tipo sanguíneo. O apelo acontece, sobretudo, com a proximidade da temporada de verão e fim de ano, além das programações de viagens.
“Os moradores no litoral que desejam doar sangue podem agendar o atendimento pela internet. Para isso, é preciso acessar o site www.saude.pr.gov.br/doacao. Há também o telefone/WhatsApp (41) 3420-6663. As doações devem ser feitas por agendamento para que a pessoa não seja prejudicada de ir até o local e encontrar muito cheio. O agendamento é para ajudar. Essa semana é para agradecimento e para, realmente, repor nosso estoque, pois está vindo final de ano, festas e férias, por isso a demanda aumenta muito, por isso precisamos abastecer o estoque neste momento, então toda doação é bem-vinda. Que as pessoas não deixem de vir doar”, disse Nádia.
Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado e apresentar documento oficial com foto.
DOAÇÃO DE CADEIRAS
Na terça-feira, 21, dentro do projeto “Salvar Vidas está no sangue”, o Rotary Club de Paranaguá Rocio doou quatro cadeiras, que foram instaladas na sala de espera do Hemepar Paranaguá. “Foi muito importante receber essas cadeiras do Rotary, porque o doador fica um tempo ali esperando sua vez para doar, e assim ele fica com mais conforto. Ajudou muito e foi importante, porque muita coisa a gente não está conseguindo manter, o Estado faz o possível e o impossível, mas algumas coisas ficam para serem mantidas e essa ajuda do Rotary Paranaguá Rocio está sendo importantíssima para nós, eles estão trazendo tudo o que a gente informou que estava faltando e precisando, então está sendo maravilhoso”, agradeceu a Assistente Social do Hemepar Paranaguá, Nádia Cristina Tadra.
CONTATO
Empresas, grupos de pessoas e prefeituras dos municípios da região do litoral que queiram se mobilizar para a doação de sangue devem entrar em contato com o Hemepar pelo telefone (41) 3420-6663 (WhatsApp). Homens podem doar quatro vezes ao ano e mulheres por três vezes.
O Hemepar Paranaguá fica na Rua Gabriel de Lara, 657 – João Gualberto e funciona de segunda à sexta-feira.