Ciência e Saúde

Reconhecido nacionalmente, projeto “UBS Sobre Rodas” de Paranaguá será apresentado em congresso sobre o SUS

Objetivo da iniciativa é propiciar acesso à saúde pública em áreas mais afastadas

“Esse é mais um projeto da Semsa que será apresentado em nível nacional, consolidando nosso compromisso com a saúde pública", afirma a secretária municipal de Saúde, Patrícia Scacalossi (Foto: Arquivo)

“Esse é mais um projeto da Semsa que será apresentado em nível nacional, consolidando nosso compromisso com a saúde pública", afirma a secretária municipal de Saúde, Patrícia Scacalossi (Foto: Arquivo)

Na terça-feira, 2, a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá (Semsa), anunciou a conquista de mais um reconhecimento a nível nacional, algo obtido por meio do projeto “Saúde Itinerante – UBS Sobre Rodas: levando cuidado às comunidades rurais”, desenvolvido pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Elias Borges, em Alexandra. A iniciativa foi aprovada para apresentação no III Congresso Nacional sobre o SUS: Desafios e Perspectivas (CONASUS), que acontece de forma on-line entre 6 a 9 de outubro de 2025.

“Esse é mais um projeto da Semsa que será apresentado em nível nacional, consolidando nosso compromisso com a saúde pública. Já são três iniciativas da nossa gestão que ganharam visibilidade em todo o país: Remédio em Casa, Cegonha: do Ventre ao Colo e agora o Saúde Itinerante – UBS sobre rodas. Orgulho de fazer parte desse trabalho”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Patrícia Scacalossi.

A secretária ressaltou também que a conquista fortalece o diálogo com o Ministério da Saúde (MS) e amplia o reconhecimento de Paranaguá a nível nacional. “Essa visibilidade nos permite mostrar políticas públicas que dão resultado e, com isso, ampliar as possibilidades de conquistar novos recursos para desenvolver ainda mais ações em benefício da população”, ressalta Scacalossi.

Atendimento descentralizado

Segundo o supervisor de equipe da UBS Elias Borges, Jean Michel Zela Objawa, o projeto nasceu da necessidade de alcançar moradores em áreas mais afastadas, que acabam tendo dificuldade de estarem presentes nas unidades.  “O projeto surgiu da necessidade de atender a população que vive mais distante da UBS. Nos levantamentos que realizamos, identificamos que muitos moradores dessas áreas deixavam de comparecer às consultas justamente pela dificuldade de deslocamento”, destaca. 

“Em alguns casos, até o mau tempo se tornava um obstáculo. Diante disso, decidimos levar a unidade de saúde até essas comunidades, aproximando os serviços de saúde de quem mais precisa”, afirma Objawa.

A iniciativa deverá levar serviços pela unidade para perto da população, entre eles consultas médicas e de enfermagem, vacinação, aferição de sinais vitais, coleta de preventivo, testes rápidos, atendimento odontológico, bem como atuação dos agentes comunitários de saúde com cadastros e orientação. “Além disso, haverá ações educativas, especialmente em escolas próximas aos pontos atendidos, com foco em prevenção e saúde bucal”, completa.

De acordo com o município, “os primeiros locais programados para receber o UBS Sobre Rodas em Alexandra são Morro Inglês, Ribeirão, Rio das Pedras e Colônia Taunay, ainda no mês de setembro”, completa.

III CONASUS e fortalecimento do SUS

“O III CONASUS é promovido pela Sociedade Brasileira de Eventos Científicos (SOBREC) e reunirá pesquisadores, gestores, trabalhadores e usuários do SUS em um ambiente de discussão e aprendizado coletivo. O evento contará com palestras, minicursos e apresentações de trabalhos científicos, abordando temas como Políticas Públicas de Saúde, Gestão do SUS, Direito Sanitário, Educação em Saúde e Participação Social”, afirma a Prefeitura de Paranaguá.

De acordo com o município, a aprovação da iniciativa é mais do que um reconhecimento, é também uma forma de compartilhar práticas inovadoras e experiências de Paranaguá. “Queremos mostrar que, mesmo em comunidades rurais e distantes, é possível levar saúde com qualidade, proximidade e respeito às necessidades da população”, finaliza Jean Michel Zela Objawa.

Com informações da Prefeitura de Paranaguá/Secom


Reconhecido nacionalmente, projeto “UBS Sobre Rodas” de Paranaguá será apresentado em congresso sobre o SUSAvatar de Leonardo Quintana Bernardi

Leonardo Quintana Bernardi

Editor-chefe da Folha do Litoral News. Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.

Você também poderá gostar