Segue intensa a programação do Outubro Rosa em todas as unidades de saúde de Paranaguá. Diversas atividades estão sendo realizadas desde segunda-feira, 1.º, quando houve o lançamento dos eventos que duram o mês todo com o objetivo de fazer com que as mulheres da cidade procurem o serviço público de saúde visando a realizar exame para o diagnóstico de câncer do colo de útero e de mama.
Mulheres devem procurar as unidades para exame de Papanicolau e mamografia
Na unidade de saúde do Bangu a programação começou na terça-feira e haverá novamente no dia 16 de outubro, das 8h às 16h. Nos dias 4 e 18 será a vez do posto da Gabriel de Lara, no mesmo horário. Já na Serraria do Rocha será nos dias 4, 11 e 18. Outras unidades também contarão com atividades, que serão divulgadas na próxima semana.
Na unidade de saúde de Nova Brasília, na Ilha do Mel, além de lanche, as mulheres que procuraram pelo serviço também participaram de sorteio de brindes e tiveram a oportunidade de cortar os cabelos. A equipe do posto, moradores e comerciantes se uniram para enfeitar o espaço com bexigas e outros adereços na cor rosa e assim chamar a atenção do público feminino para fazer os exames preventivos e também a mamografia.
A secretária municipal de Saúde e Prevenção interina, Lígia Regina de Campos, convida as mulheres parnanguaras a procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa. Alerta que a descoberta precoce destes dois tipos de câncer faz com que as chances de cura sejam maiores. “É importante descobrir na fase inicial. Saúde não é brincadeira. Peço a nossas mulheres que se cuidem e façam os exames”, orienta a secretária.
Paranaguá registrou em 2017 um total de 9 mortes de mulheres devido ao câncer de mama e de colo de útero, conforme a enfermeira Luciane Tavares, responsável pelo Centro de Referência de Saúde da Mulher. “Infelizmente tivemos essas perdas no ano passado. Mas isso tem que servir de alerta, para que as mulheres procurem o serviço e se previnam. A Secretaria de Saúde tem uma estrutura para atender as mulheres o ano todo, não somente em outubro”, alerta a profissional.
A Secretaria de Saúde tem uma estrutura para atender as mulheres o ano todo, não somente em outubro
Para realizar o preventivo do câncer do colo de útero (também conhecido como Papanicolau) a mulher deve procurar a unidade básica mais perto de casa e solicitar à equipe de enfermagem ou ao médico. A coleta é marcada e feita pelos próprios profissionais do posto. Já para a mamografia a paciente também dever ir a uma unidade e o exame será solicitado por um médico ou enfermeiro. Há o devido encaminhamento para uma empresa de diagnóstico por imagem, contratada pela Prefeitura de Paranaguá, com resultado em sete dias. Ambos os exames são gratuitos.
Fonte: Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Paranaguá