Na quinta-feira, 19, a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou mais uma etapa do programa “Puxa Fila” no município, algo que ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Santos Dumont a partir do fim da tarde. O objetivo da iniciativa é agilizar o fluxo de consultas na rede municipal de saúde de cidadãos em diversos bairros da cidade, algo feito por meio da antecipação de consultas agendadas e vagas imediatas no contraturno nas unidades de saúde.
Segundo a Semsa, o impacto do “Puxa Fila” já é perceptível no dia-a-dia da rede municipal de saúde. De acordo com o supervisor da unidade Emir Roth, Douglas Fagundes da Silva, o programa permite encaixes imediatos, reduzindo em quase 60 dias o tempo médio de espera. “É uma ação muito boa porque ajuda o pessoal a não esperar muito. Temos pacientes que estavam marcados para o final de março sendo atendidos antecipadamente”, detalha.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
A ação na UBS Santos Dumont foi iniciada às 17h30, abrangendo as áreas 31 e 32. A próxima iniciativa ocorrerá no dia 24 de fevereiro na UBS Leblon, que é a área 38. “Para estas ações, estão escalados os médicos Dr.ª Gabriela Setoyama, Dr. Jorge Woll e Dr.ª Olívia Vilarinho. A orientação é que cada unidade agende 30 pacientes, respeitando rigorosamente a ordem da fila e realizando o contato prévio para confirmação”, detalha.
“A Semsa reforça que o projeto continuará utilizando a estrutura das UBSs para realizar esses mutirões, garantindo que o direito à saúde chegue mais rápido a quem mais precisa. Qualquer dúvida, a Direção Médica disponibiliza as equipes das unidades para esclarecimentos aos usuários”, finaliza a Prefeitura de Paranaguá.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá





