Exercícios são importantes de forma geral, contudo, alguns deles têm a função, entre outras, de auxiliar na circulação sanguínea. A professora de Educação Física, formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Carla Oyeny Toro Munhoz dá algumas dicas de exercícios voltados a melhorar essa circulação, entre eles, movimentos circulares com os pés e mãos. “Nosso problema é a inatividade, ou seja, ficamos muito tempo sentados ou parados em um mesmo lugar e para melhorar a circulação é importante que ao amanhecer a pessoa faça um alongamento. Deve-se ter uma rotina de alongamento, realizar exercícios de circulação de membros inferiores de pronação e supinação, de extensão e flexão. São indicados pequenos movimentos circulares com os pés, ombros, por exemplo”, citou.
Além disso, Carla lembrou ainda a necessidade de realizar caminhadas. “As caminhadas são importantes, os alongamentos também e, se possível, a pessoa deve fazer alguma atividade aquática como natação ou hidroginástica e cuidar da alimentação porque alguns alimentos fazem com que a nossa circulação não fique tão adequada. O ato de fumar também é prejudicial e o álcool também deve ser evitado”, salientou. A profissional lembrou que algumas pessoas para melhorar a circulação utilizam meias compressoras e afirma que também elas são importantes.
As dicas servem para crianças e adultos, contudo Carla ressaltou que as crianças geralmente já fazem algumas atividades a mais no dia a dia. “Quanto mais a pessoa vai envelhecendo é preciso melhorar a qualidade de como faz o exercício para manter a boa qualidade de vida”, orientou.
CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA
O sangue segue em direção ao coração por meio da contração da musculatura do corpo, que ocorre ao redor de uma veia, exercendo pressão para que esse movimento aconteça. Durante o período de relaxamento dessa musculatura, é aberto espaço nessa veia para receber o sangue que será direcionado ao coração. As válvulas não ficam sobrecarregadas e conseguem cumprir seu percurso sem causar riscos à circulação sanguínea.