A campanha de vacinação contra a gripe começou na segunda-feira, 23, em todo o País. A imunização garante a proteção do indivíduo contra os vírus H1N1, Influenza B e H3N2. As pessoas que fazem parte do público-alvo para tomar a vacina têm até o dia 1.º de junho para procurar uma unidade de saúde. A adesão dos parnanguaras já foi alta no primeiro dia de campanha nas unidades de saúde do município.
Apenas na manhã de ontem, mais de 200 pessoas foram vacinadas. A tendência é receber cada dia mais moradores para que a meta seja alcançada. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) estima que 3,2 milhões de paranaenses sejam imunizados.
O secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Nardi, recomenda a procura pelos locais de vacinação no início da campanha. “Após a aplicação, a vacina demora, em média, 15 dias para fazer efeito”, disse Nardi.
A meta da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção é vacinar 42 mil pessoas em Paranaguá. A superintendente em Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá, Meriele Zanicoski, frisou o público-alvo da campanha. “Pessoas acima de 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres em até 45 dias depois do parto) e crianças de seis meses a quatro anos”, informou.
Além disso, como em todos os anos, profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional também são vacinados. Desde o ano passado, professores de instituições públicas e privadas também têm direito à dose gratuita. Neste ano, foi incluída na vacina a proteção contra o vírus H3N2, por isso é importante se vacinar todos os anos contra a gripe.
ONDE SE VACINAR
A população pode procurar pela vacina em qualquer uma das unidades básicas de saúde de Paranaguá, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Algumas delas funcionam em horário estendido, como é o caso das localizadas em Alexandra, Ilha dos Valadares, Serraria do Rocha e Vila Garcia, que funcionam das 17h às 23h.
No sábado, 28, será realizado o “Dia D” para vacinação contra a dengue, sendo este o último dia desta campanha, com todas as unidades de saúde abertas à população das 8h às 17h. Também será ofertada a vacina contra a gripe. Mas, vale ressaltar que é preciso um intervalo de 30 dias entre uma dose e outra.