conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Prefeitura realiza evento sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho

28 de abril é dia em memória às vítimas de acidentes e doenças do trabalho

Publicado

em

Fotos: Divulgação / Prefeitura de Paranaguá

Na quinta-feira, 28, é o dia mundial em memória das vítimas dos acidentes e doenças do trabalho. Em alusão a essa data e também para debater a importância da segurança no ambiente de trabalho, a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Vigilância em Saúde e em parceria com a 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS), irá realizar um encontro com representantes de órgãos ligados ao assunto.

O encontro, que destaca a campanha “Abril Verde”, acontece no dia 28, na sede administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, a partir das 9h. De acordo com a Prefeitura de Paranaguá, foram convidados representantes de órgãos de saúde públicos e privados.

Na pauta, será abordada a obrigatoriedade das notificações de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho pelos serviços de saúde públicos e privados.

Conforme informou a Vigilância em Saúde, “todo acidente de trabalho deve ser notificado, pois o conhecimento dos riscos e agravos à saúde relacionados ao trabalho é fundamental para o planejamento das ações de assistência, de vigilância e de intervenção sobre os ambientes de trabalho”, explicou.

Campanha Abril Verde

A campanha Abril Verde destaca que todo acidente de trabalho deve ser notificado. A campanha reforça o alerta para que os empregadores saibam da importância de emitir a CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho. Com o documento, o trabalhador acidentado pode receber amparo da Previdência Social. E o registro desse tipo de ocorrência também ajuda a criar políticas públicas voltadas para a prevenção.

A data é dedicada à discussão e à conscientização da sociedade sobre questões relativas à saúde, à segurança e à prevenção no ambiente de trabalho (Fotos: Divulgação / Prefeitura de Paranaguá)

O Abril Verde, que tem como tema “Todo acidente de trabalho deve ser notificado. O trabalhador não é invisível”, também quer chamar atenção para os índices desse tipo de ocorrência.

Segundo o Ministério da Saúde, o número aumentou em quase 50% de 2019 até 2021, a maior parte durante a operação de máquinas e equipamentos. Mas, desde 2020, com o início da pandemia de covid-19, o índice triplicou entre os profissionais de enfermagem.

A campanha também tem o objetivo de realizar palestras abordando a importância da notificação.

História

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho surgiu no Canadá. A data foi escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, no ano de 1969. A Organização Internacional do Trabalho (OIT), desde 2003, consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador. Em 2005, o dia 28 foi instituído no Brasil por meio da Lei n.º 11.121.

Com informações da Prefeitura de Paranaguá e Agência Brasil