Na quarta-feira, 19, das 10h às 16h, a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), bem como da Direção da Atenção Primária da pasta, realizará a “Ação de Saúde do Homem Trabalhador”, algo que faz parte da programação do Novembro Azul. O evento será voltado a colaboradores, atendentes, vendedores, profissionais de serviços e trabalhadores da região central com foco no cuidado integral à saúde do homem. As equipes irão percorrer de forma descentralizada todas as lojas da região central.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
“A iniciativa tem como finalidade promover o cuidado integral à saúde do homem, facilitando o acesso dos trabalhadores às orientações e avaliações básicas de saúde, muitas vezes dificultadas pela rotina intensa de trabalho”, afirma a diretora da Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Jéssica Teixeira Gonçalves.
Durante a ação, serão realizadas orientações sobre saúde do homem, aferição de pressão arterial, registro de peso e altura, com lançamento dos dados para a Rede de Atenção à Saúde e posterior continuidade do acompanhamento. “Os trabalhadores do comércio formam um público estratégico para ações preventivas, pois, devido às suas jornadas extensas e ritmo de trabalho, frequentemente deixam de procurar atendimento ou acompanhamento regular em saúde”, destaca a diretora.
Ação percorrerá todas as lojas da região central
“Essa ação busca aproximar o cuidado, levando a equipe até o local onde esses homens estão, promovendo prevenção, diagnóstico precoce e fortalecimento do vínculo com a Atenção Primária — princípios fundamentais da PNAB e das diretrizes municipais de promoção à saúde. Além disso, o Centro Histórico concentra grande fluxo de trabalhadores, tornando-se um território prioritário para ações de impacto epidemiológico e alcance populacional significativo”, ressalta Jéssica Gonçalves.
A ação contará com uma equipe com técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde, que irão mapear o Centro Histórico para identificar os estabelecimentos comerciais, percorrendo loja a loja com abordagens e registros junto ao público masculino. O objetivo é ampliar o acesso dos trabalhadores a cuidados básicos de saúde, com melhoria do diagnóstico precoce de hipertensão, fortalecimento das ações de prevenção e promoção à saúde do homem, registro qualificado de informações no sistema municipal (IPM) e proximidade da Atenção Primária com a região central e os trabalhadores.





