A Prefeitura de Paranaguá, por meio das secretarias municipais de Inclusão e Saúde, realizou a entrega de uma cabine de audiometria ao CMAE (Centro Municipal de Atendimento Especializado). A solenidade foi realizada na manhã de quinta-feira, 30. Com o equipamento, será possível realizar diagnósticos do processamento auditivo central, audiometria tonal limiar e audiometria vocal.
O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, enfatizou que as crianças atendidas no CMAE não precisarão mais ir até Curitiba realizar o diagnóstico. “Essa é uma parceria importante entre as secretarias, um investimento de mais de R$ 50 mil, uma cabine de audiometria para poder fazer os exames nas nossas crianças. Ficamos felizes de poder contar agora com um aparelho tão importante. Agora, temos a oportunidade de ter esse aparelho e quem ganha são as crianças do nosso município. Vai gerar economia também ao nosso município, até porque um exame desse custa em torno de 500 reais. Estamos investindo em saúde, educação e inclusão”, destacou Marcelo.
A secretária municipal de Inclusão de Paranaguá, Camila Leite, afirmou que são 100 crianças, em média, atendidas ao mês no CMAE. “A cabine de audiometria vai nos auxiliar a detectar a deficiência auditiva. Temos crianças que não são autistas e sim possuem um problema auditivo. Com a cabine vamos conseguir fazer o diagnóstico precoce para eles poderem ter um tratamento e seus direitos garantidos”, disse Camila.
Ainda segundo a secretária Camila, há em torno de 30 crianças com o encaminhamento já realizado aguardando para fazer o exame e fechar o diagnóstico. “Hoje, as crianças para serem atendidas precisam estar incluídas na Rede Municipal de Ensino. A escola faz um protocolo de encaminhamento dizendo que ela precisa fazer a avaliação e encaminhamos para fazer o exame de audiometria. Sem o aparelho, a gente agendava para fazer em Curitiba e demorava e hoje temos uma cabine melhor. Esse exame é fundamental para fecharmos o diagnóstico e encaminhar para o tratamento adequado”, frisou Camila.
A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, afirmou haver muitas crianças que aguardam para realizar o exame. “Gosto muito desses trabalhos realizados em parceria com as secretarias. A ideia de comprar o equipamento surgiu no ano passado. Sentíamos uma dificuldade de prestar atendimento a essas crianças e, em conversa com a equipe, acharam importante comprar um equipamento de qualidade para prestar esse serviço e a equipe passou por uma capacitação para utilizar o aparelho. Há uma demanda reprimida e os nossos profissionais estarão empenhados em colocar essa fila para andar e começar a prestar esse serviço”, ressaltou Lígia.
Sobre o CMAE
O Centro Municipal de Avaliação Especializada (CMAE) foi inaugurado em Paranaguá em novembro de 2017. Desde então, oferece serviço de avaliação psicoeducacional diagnóstica, com equipe multiprofissional composta por psicóloga, psicopedagoga, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, neuropediatra e psiquiatra. Atende estudantes da Rede Municipal de Ensino de Paranaguá que apresentam alguma dificuldade no aprendizado.