Na última sexta-feira, 26, a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá (Semsa), realizou, no auditório da Câmara Municipal, a prestação de contas referente ao segundo quadrimestre de 2025, em cumprimento à Lei Complementar Federal n.º 141/2012. Na ocasião, foi apresentado o relatório detalhado das ações entre maio e agosto desde ano, além da divulgação dos números sobre consultas, exames, distribuição de medicamentos, atendimentos em Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) João Pereira, bem como o balanço de atuação da Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (Fasp).
A secretária municipal de Saúde, Patrícia Muzetti Vianna Scacalossi, apresentou o relatório das ações realizadas, com apoio da equipe técnica da pasta. De acordo com ela, o aumento expressivo na procura pelo SUS mostra que muitos munícipes têm migrado do atendimento particular e de planos de saúde para a rede pública. “Precisamos oferecer um bom atendimento à população, e temos percebido esse crescimento no número de consultas e procedimentos realizados”, destacou.

Nova Unidade de Saúde na Ilha dos Valadares
Com uma população de mais de 35 mil habitantes, a Ilha dos Valadares receberá em breve uma nova estrutura de atendimento à saúde: a Unidade Básica de Saúde Rodrigo Gomes, cuja entrega está prevista para a segunda quinzena de outubro. O espaço terá funcionamento 24 horas por dia e contará com equipe multidisciplinar, sala de fisioterapia, vacinação, farmácia, atendimento médico contínuo e base do SAMU ao lado da unidade.
“É um equipamento que vai ampliar o acesso da população da Ilha a serviços essenciais de saúde”, destacou a secretária. Além disso, Patrícia destacou a importância da participação da população nas audiências públicas: “É o momento de acompanhar os investimentos, tirar dúvidas e conhecer de perto o que a Secretaria de Saúde vem realizando”, destacou.
Fasp
O diretor-geral da Fasp, Dr. Wilson Eugênio Gomes de Moraes, também apresentou os números da fundação. De acordo com ele, de maio a agosto de 2025 foram registrados 408.277 atendimentos e 75.824 consultas, algo correspondente a um aumento de 104% nos atendimentos em comparação ao ano anterior.

“O volume é semelhante ao que tivemos em 2021, no auge da pandemia. Prestar contas é essencial para garantir transparência, pois somos servidores públicos e precisamos mostrar à população o resultado do trabalho realizado”, finaliza o diretor.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá





