conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Prefeito Marcelo Roque entrega nova UPA João Pereira em Paranaguá

Novo espaço amplo conta com 2,3 mil metros quadrados

Publicado

em

Na manhã da quarta-feira, 5, o prefeito Marcelo Roque, acompanhado da primeira-dama e secretária municipal de Gabinete Institucional, Amanda Cristina Pereira Roque, bem como todo sua família, ao lado do vice-prefeito, José Carlos Borba, ao presidente da Câmara, vereador Fábio Santos, aos secretários municipais e vereadores de Paranaguá, junto à equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inaugurou a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) “João Pereira”. O espaço fica localizado na Avenida Roque Vernalha, na Estradinha, e conta com 2,3 mil metros quadrados, o dobro da antiga UPA, com um investimento do município de cerca de R$ 15 milhões em estrutura física e equipamentos. 

A UPA leva o nome do pai da primeira-dama Amanda Roque, que faleceu há cerca de 20 anos devido a diabetes, utilizando o Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento. Ele residiu em Paranaguá, onde estabeleceu toda a sua família. 

“Satisfação imensa em entregar no dia de hoje este marco para a nossa cidade que é a nossa UPA com um atendimento de saúde de qualidade”, afirma Marcelo Roque. “A UPA está completamente diferente do que era no passado, que na verdade não era nem UPA, era um posto de saúde inacabado. Agora sim poderemos dar conforto e atendimento à nossa população junto aos nossos profissionais, aos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, administrativo, é isso que nós queremos, unir o espaço que agora é muito melhor com o devido atendimento”, reforça.

“Satisfação imensa em entregar no dia de hoje este marco para a nossa cidade que é a nossa UPA com um atendimento de saúde de qualidade”, afirma o prefeito Marcelo Roque

O prefeito ressaltou a felicidade em entregar a unidade, que deverá entrar em total funcionamento até a próxima quarta-feira, 10, com a devida transição entre o atual espaço que funcionou a UPA provisoriamente. “A nossa Semsa perdeu muita verba federal justamente por não ter UPA de verdade e temos agora esta oportunidade, de tudo ser registrado e colocado no atendimento de emergência e urgência”, frisa. 

“Dia 5 de agosto ficará marcado na administração pública de Paranaguá. Coisas boas ainda virão. Nós compramos o prédio da Copel inteiro para que se possa ter um centro de referência de pediatria, mais um de especialidades, provavelmente com o Pequeno Príncipe”, afirma Roque, parabenizando a Semsa pela atuação para a obra se concretizar. “Entregamos cinco novos postos de saúde em Paranaguá, descentralizando o atendimento de saúde. A UPA tem a função de ser a primeira porta para você ir a um hospital, o primeiro atendimento é aqui e esta parceria tem que ser casada com o Hospital Regional do Litoral (HRL), algo que está acontecendo”, completa.

O prefeito frisa a atuação da Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (FASP) que está contratando profissionais de saúde para atuação na rede pública municipal. “Todos os dias estaremos aqui olhando o funcionamento, sentando com a nossa equipe, para que não ocorram erros e seja feito um atendimento de qualidade. Quero parabenizar os funcionários que ficaram em um lugar acanhado, mas entendiam que era necessário para a construção da nova UPA Porte III”, completa, destacando a obtenção de todos os alvarás da Vigilância Sanitária. 

Câmara

“Hoje temos uma UPA de verdade, Porte III, que vai poder na questão de emergência toda a nossa população”, ressalta o presidente da Câmara, vereador Fábio Santos

O presidente da Câmara, vereador Fábio Santos, frisou a felicidade e importância da entrega da UPA. “Com as sequelas da Covid-19 aumentou ainda mais a procura pelas unidades de saúde, UPA, então isso faz com que a gente tenha que ter uma melhor estrutura. Hoje temos uma UPA de verdade, Porte III, que vai poder ajudar na questão de emergência para toda a nossa população. Ficamos muito felizes de fazer parte desta história, deste trabalho, junto aos vereadores do município com a aprovação de verbas para a construção deste prédio. Estaremos trabalhando junto ao município no sentido de que nossa população a cada dia mais tenha um melhor atendimento de saúde”, afirma.

Secretária de Saúde

“A equipe está muito ansiosa para dar este atendimento humanizado à população”, salienta a secretária de Saúde, Ligia Cordeiro

“Hoje é o Dia Nacional da Saúde, dia onde nasceu Oswaldo Cruz, então não tinha data mais importante, mais histórico para darmos este presente para a população que custou em torno de R$ 15 milhões se for juntar a obra, equipamentos e serviços que serão aqui instalados. A população merecia. Tínhamos anteriormente uma UPA que não era UPA, que não funcionava o Raio-X, que não tinha a sala baritada. Hoje nós temos toda esta estrutura. Semana que vem começaremos o processo de logística de funcionamento da unidade. A equipe está muito ansiosa para dar este atendimento humanizado à população”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Ligia Regina de Campos Cordeiro. 

A secretária afirmou que a UPA contará com parte adulta e infantil, inclusive nos setores de emergência, sendo toda setorizada, com consultórios, farmácia interna. “Temos uma gama de serviços que a gente não contava com o antigo equipamento de saúde que anteriormente tínhamos. A UPA ficou maravilhosa. Tudo foi muito bem pensado, com quadros de Paranaguá, em como a cidade está ficando linda”, ressalta. 

“Anteriormente tínhamos 1,3 mil metros quadrados de área construída, agora quase dobramos, temos mais de 2,3 mil metros quadrados. Reformamos toda a parte que estava danificada, tínhamos problemas estruturais graves aqui, então foi praticamente refeita toda a UPA, com um olhar utilizando a expertise dos profissionais que aqui trabalhavam e sabiam o que seria necessário em prol do atendimento e do ambiente. Com isso, a equipe também tem uma sensação de pertencimento, de realização de um sonho”, salienta Ligia Cordeiro.

FASP

“Ela é toda estruturada e pensada de acordo com os protocolos de urgência e emergência e com certeza vai atender muito bem a nossa população”, salienta a diretora da FASP, Everllin Guiguer

“É a maior obra de saúde do município de Paranaguá, vai ficar na história da gestão do prefeito Marcelo Roque. A nova UPA conta com cerca de 2,3 mil metros quadrados, com todo o fluxo correto para atendimento de urgência e emergência, que vai trazer um fluxo para os profissionais de forma adequada para atender a população, com os consultórios para atender a parte assistencial, com a emergência separada para atender os casos de urgência e emergência, bem como com os leitos de observação para pacientes que irão aguardar um leito hospitalar. Ela é toda estruturada e pensada de acordo com os protocolos de urgência e emergência e com certeza vai atender muito bem a nossa população”, afirma a diretora da FASP, Everllin Guiguer.

Confira fotos da nova UPA de Paranaguá: