conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Portos do Paraná promove campanha de doação de sangue

A empresa incentiva empregados para ato solidário

Publicado

em

O diretor-presidente da portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, encabeçou as doações na segunda-feira, 20, no Hemepar / Fotos: Claudio Neves/Portos do Paraná

Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue, a Portos do Paraná promove uma campanha interna de doação em parceria com o Hemepar, de Paranaguá. Tudo em prol da solidariedade a quem tanto precisa, principalmente em uma época em que os estoques estão baixos e a demanda aumenta com a chegada das férias de Verão. Por isso, toda ajuda é importante e cada bolsa corresponde a apenas 450 ml do precioso líquido, que será reposto já nas horas seguintes com a ingestão de água.

“É um dever de todo cidadão e o Porto estar fazendo parte dessa campanha nessa semana é super importante para que a gente conscientize e desmistifique um pouco para aqueles que têm medo e não doam porque é uma necessidade muito grande para as redes hospitalares que precisam do sangue”, destacou Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da empresa pública.

O dirigente encabeçou as doações nesta segunda-feira, dia 20, no Hemepar.

Rotary Paranaguá Rocio apoia semana do doador de sangue, que acontece de 20 a 25 de novembro / Fotos: Claudio Neves/Portos do Paraná

“É importante o Porto incentivar a doação até para convencer e demonstrar para todos, até para suas famílias e amigos, que é bem tranquilo doar sangue e esperamos que essa campanha não se limite só ao Porto, mas se propague também ao nosso círculo de amizades e familiares”, completou Garcia.

Para doar, é preciso atender a alguns requisitos: ter entre 16 e 69 anos (menor de idade acompanhado pelo responsável legal), pesar mais de 52 quilos e estar bem de saúde. No dia da doação, é necessário estar descansado e alimentado (evitando alimentos gordurosos 24 horas antes), será necessário passar por cadastramento no sistema, haverá uma triagem clínica e um exame de sangue rápido para garantir que o doador não tenha anemia. Se os critérios forem atendidos, o voluntário será encaminhado para a retirada de 450 ml de sangue.

Quem ainda não agendou a doação e quer doar deve entrar no site www.saude.pr.gov.br/doacao e se inscrever conforme os horários previstos. Após a doação, pedir o comprovante e enviar uma cópia para o whatsapp da Coordenadoria de Assistência Médica e Social (COAMS) 41 99198-8742. 

Fotos: Claudio Neves/Portos do Paraná

De acordo com a CLT – Decreto Lei n.º 5.452 de 01 de Maio de 1943, Art. 473 – o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário: (Redação dada pelo Decreto-lei n.º 229, de 28.2.1967), IV – por um dia, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada; (Inciso incluído pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967).

Fonte: Portos do Paraná

Em alta

plugins premium WordPress