A doação de sangue é uma necessidade contínua na rede estadual de saúde para carregamento da rede do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) de Paranaguá, que é utilizado em pacientes do sistema público de saúde do litoral. Em Paranaguá, o Hemepar fica localizado na Avenida Gabriel de Lara e é gerido por meio da 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
De acordo com o Hemepar, pessoas imunizadas contra a Covid-19 podem doar sangue, para isso basta aguardar o período estipulado de sete dias após receber a dose do imunizante. Já quem recebeu a vacina da Gripe deve esperar cerca de 48h para doar sangue.
“Quem foi infectado pelo novo Coronavírus pode doar sangue após 30 dias, assim como quem positivou para Dengue também deve aguardar 30 dias; no caso de dengue hemorrágica o prazo é de seis meses. As pessoas que tomaram a vacina da Covid-19 devem esperar um período de sete dias para estar apto a doar sangue. No caso da vacina da gripe, quem já foi imunizado aguarda apenas 48 horas e já poderá vir até o Hemepar para fazer sua doação de sangue”, explicou Nádia Cristina Tadra, Assistente Social do Hemepar Paranaguá.
A unidade do Hemepar em Paranaguá realiza atendimento aos doadores de sangue durante a semana para a coleta e transfusão. A sede funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O doador precisa agendar sua doação por meio dos telefones (41) 3420-6662 e (41) 3420-6663, evitando, assim, a aglomeração de pessoas no interior do órgão e prevenindo a Covid-19.
Devido à pandemia do novo Coronavírus, o número de doações de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), em Paranaguá, caiu cerca de 40%, dado que foi divulgado após um ano de pandemia. O período de isolamento social e as medidas restritivas necessárias para conter o avanço da Covid-19 são fatores que justificam essa baixa procura dos doadores no litoral do Paraná.
Critérios
Para doar é preciso ter entre 16 a 59 anos, estar bem de saúde, não estar com manifestações gripais (coriza, dor de garganta, rinite, alergias, tosse, com estes sintomas deve fazer isolamento em sua residência), estar alimentado, demais critérios serão avaliados na entrevista.
Orientação
“Doar sangue nesta época é muito importante, pois além do frio tem a questão da Covid-19 e a dengue. Muitas pessoas estão com a doença e, então, terão que esperar os 30 dias para poder doar sangue. Temos que lembrar sempre que o sangue é vital, não tem como substituir por nenhum componente e a gente nunca deve esperar alguém da família estar precisando, temos que antecipar para deixar o estoque sempre abastecido”, orientou a assistente social do Hemepar Paranaguá.
Serviço
Para doar o voluntário deve comparecer à UCT Paranaguá, localizada na Avenida Gabriel de Lara, 657 – João Gualberto. Os telefones para contato são: (41) 3420-6662 e (41) 3420-6663. O Hemepar Paranaguá funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.