conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Pastoral promove ação no Dia Mundial da AIDS em Paranaguá

Ação ocorre para informar a população sobre a doença e as formas de prevenção.

Publicado

em

A Pastoral da AIDS atua no Santuário do Rocio auxiliando as pessoas em seu tratamento contra a doença e também com os métodos de prevenção existentes.

Dia 1.º de dezembro é o dia Mundial de Luta contra a AIDS e é neste mês que é realizado também a campanha contra a transmissão de outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Desta forma, a Pastoral da AIDS de Paranaguá organiza semanalmente uma ação na Praça Fernando Amaro, sempre às sextas-feiras com o objetivo de ajudar as pessoas a terem mais informações sobre a doença, assim como, informar as formas de prevenção existentes.

“O dia mundial de luta contra a AIDS é uma data que nós usamos para intensificar as nossas ações de prevenção. Nós fazemos o trabalho durante o ano todo no Santuário do Rocio, onde nós fazemos os atendimento às quintas-feiras. Trabalhamos com a prevenção com a orientação e agora também nós assumimos o auto teste, fazemos toda a orientação necessária para as pessoas que precisarem de ajuda”, ressalta a coordenadora da pastoral da AIDS Sula Ferreira.

A coordenadora afirma que o trabalho é realizado de forma contínua e que muitas pessoas acreditam que o vírus acabou, mas enfatiza que o mesmo está presente em nossa sociedade ainda que sejam realizadas poucas campanhas sobre o assunto.

“Ontem conversando com a coordenadora Estadual do programa ela me relatou que no ano passado nós tivemos, aproximadamente, 538 hábitos provocados pela AIDS no Paraná e isso é muito grave, porque é uma doença prevenível”, relata Sula Ferreira.

A Pastoral da AIDS atua no Santuário do Rocio auxiliando as pessoas em seu tratamento contra a doença e também com os métodos de prevenção existentes. De acordo com a coordenadora da pastoral, algumas pessoas não conseguem encontrar os remédios nos postos de saúde, ocasionado pela alta procura, por isso, o trabalho da pastoral também auxilia na compra desses medicamentos e  para que isso ocorra, é realizado um trabalho com artesanato, vendendo pulseiras, colares, panos e muitos outros itens.

“Já conseguimos alcançar muitas pessoas, ajudar muitas pessoas que muitas vezes desistem do tratamento da AIDS, a voltar a se cuidar, a ter um amor por si e através da pastoral isso se torna possível. Isso é muito gratificante, nossa maior gratificação é saber que nós conseguimos resgatar esse ser humano, pessoas que estavam à margem da sociedade”, destaca Rogério Zago, um dos fundadores da pastoral.

FORMAS DE PREVENÇÃO

A coordenadora da Pastoral da AIDS do Santuário do Rocio ainda afirma que há alguns métodos para a prevenção da doença que muitas vezes passa despercebido entre as pessoas, ou até mesmo por falta de informações sobre o assunto. Além do uso da camisinha é recomendado o tratamento da pré-exposição. “Se a pessoa sabe que o seu parceiro é portador do vírus HIV, ele pode procurar uma unidade de saúde e tomar a medicação, fazer uso da medicação para evitar o contágio”.

As formas de prevenção para aquelas pessoas que não possuem o vírus da AIDS são:

  • Uso de preservativo
  • Profilaxia Pré-Exposição (PrEP)
  • Realização do teste de forma contínua

De acordo com Sula, é necessário realizar os métodos de prevenção e se cuidar contra a doença, e além disso, muitas pessoas não realizam essas ações por medo ou vergonha e isso não deve ocorrer pois tratam-se de cuidados com a própria saúde.

“Nós queríamos salientar a questão do estigma que ainda existe muito. Até mesmo medo de pedir uma informação. Então as pessoas às vezes não querem chegar num movimento numa Pastoral e perguntar sobre DST por medo, por preconceito. Não tenha medo, venha nos procurar que nós ajudaremos da melhor forma.

plugins premium WordPress